No último dia 07 de fevereiro, o Município de Paraí declarou situação de emergência por conta da estiagem através do decreto nº324/2025. O documento leva em conta levantamentos realizados pela Defesa Civil e Emater de Paraí, que chamam a atenção para os prejuízos registrados no município por conta dos baixos volumes e falta de chuvas regulares, desde o dia 10 de janeiro deste ano de 2025.
Conforme relatório da EMATER, a estimativa é de que a produção de milho em Paraí registre uma perda de 35% neste ano, enquanto a perda no cultivo da soja deve chegar aos 50%. A Emater destaca também as perdas nas culturas temporárias que são de grande importância para a alimentação e subsistência das famílias, estimando perdas de 60% na cultura da batata doce; 80 % cultura da mandioca; 20% feijão; 40 % cana de açúcar, tendo em vista que pomares domésticos também foram muito prejudicados pela estiagem.
A atividade leiteira, outra importante fonte de renda das famílias de Paraí, também é impactada diretamente pela estiagem. A Emater calcula uma redução de 15% na produção de leite devido à escassez de chuvas. Nas atividades de produção de suínos e a avicultura integrada, estão ocorrendo socorros no abastecimento de água potável aos animais nas propriedades onde ocorrem problemas de abastecimento.
Conforme o laudo técnico, a Emater calcula uma perda total de mais de R$18 milhões na área da agricultura em Paraí, neste ano. Até o momento, em torno de 10 propriedades e empresas estão sendo assistidas pelo Município com a distribuição de água.
Confira o Decreto!
Decreto-Municipal-324-2025.pdf | ![]() |