Caso de Dengue é confirmado em Paraí

Caso de Dengue é confirmado em Paraí


Publicado em: 23/02/2024 16:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Paraí informa que foi confirmado o primeiro caso de dengue em Paraí, neste ano de 2024. Trata-se de uma mulher, que contraiu a doença fora do município, sendo considerado um caso importado. Novos exames serão coletados e encaminhados para a análise do Laboratório Central do Estado (Lacen).

É importante lembrar que o caso já está sendo monitorado pelos serviços de Saúde do Município.

Conforme orientação da 5ª CRS – Coordenadoria Regional de Saúde, a partir da confirmação do caso, foi iniciado o trabalho de Bloqueio, que consiste em visitas aos imóveis dos quarteirões próximos aos locais onde o paciente esteve, buscando identificar e eliminar possíveis focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Na atividade de Bloqueio também é realizado o UBV, tratamento Ultra Baixo Volume, conhecido popularmente como “fumacê”, que tem o objetivo de eliminar mosquitos adultos presentes na área de aplicação.

A Vigilância em Saúde do Município informa que haverá a aplicação do “fumacê” na próxima semana, de acordo com as condições climáticas favoráveis.

A Secretaria de Saúde informa que em caso de sintomas suspeitos para a dengue, como febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, é necessário buscar atendimento médico para melhor avaliação do caso.

O município é considerado infestado pelo aedes aegypti desde o ano de 2017, ou seja, há mosquitos transmissores da dengue em Paraí. A forma mais eficiente que toda a população tem de combater o aedes é evitar a sua proliferação, eliminando os seus criadouros. Faça a sua parte! Não deixe água parada, tenha atenção para o descarte correto de resíduos e faça o tratamento dos reservatórios de água da chuva, como as cisternas. Além de eliminar os focos do mosquito, para a proteção, as pessoas podem utilizar roupas mais longas, repelentes e telas de vedação nas suas casas.

Informações e denúncias com a Vigilância em Saúde, no 3477-2005.


Leia também

Saúde e Assistência Social

Dia D de Vacinação contra a Gripe!

15/04/2024 15:00

Obras e Viação

Desassoreamento do Rio Carreiro

11/04/2024 15:52

Desenvolvimento Econômico, Social e Desporto

Inauguração da Iluminação do Campo Municipal

18/03/2024 16:02

Administração Municipal

Paraí é contemplado no Programa Pavimenta RS

18/03/2024 13:43

Administração Municipal

Informativo Municipal de 2023

08/03/2024 14:54