Projeto Plantando Sabedoria, Colhendo Saúde

Publicado em: 19/07/2011 00:00

O Ministério da Educação oferece anualmente o prêmio Construindo a Nação, através do Instituto da Cidadania, com o apoio do SESI. Os municípios através de um projeto especial podem concorrer a esse prêmio e, desta forma, Paraí concorrerá através do projeto Plantando Sabedoria, Colhendo Saúde.
O Projeto paraienses envolve hortas escolares e o processo de compostagem. As escolas municipais Espaço do Aprender e São Lucas já possuem horta e composteira, já a Escola Estadual Minérios que possui somente horta, receberá a composteira posteriormente.
No dia 11 de julho, as nutricionistas Aida Lucia Dall’Agnol Falcade e Andréia Focchesatto e o engenheiro agrônomo João Ilário Cecagno da ASCAR/Emater estiveram presentes no Colégio Estadual Divino Mestre para fazer a construção da composteira. Nesta escola já estão sendo feitos os canteiros para o plantio das hortaliças. Já no dia seguinte, 12 de julho, foi feita a composteira na Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho com a participação dos alunos, professores e diretoria, visto que a mesma já possui horta e um pomar produtivo.
O cuidado com a horta e com a composteira será realizado pelos professores, funcionários, diretores e alunos que, em conjunto com as nutricionistas Ainda e Andréia e o engenheiro agrônomo Ilário, preocupam-se com a geração futura e buscam realizar projetos que incentivem práticas relacionadas à proteção do meio ambiente e a alimentação saudável.