Programa Saúde Bucal

Publicado em: 26/01/2011 00:00

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Equipe de Saúde Bucal e as Equipes de ESF estão engajadas num trabalho de orientação, prevenção e cuidado com a saúde bucal. Eis algumas dicas para serem seguidas:
Transformando higiene bucal em um hábito para toda a vida:
            - A escovação dentária é um dos principais mecanismos para evitar o desenvolvimento da cárie e doenças nas gengivas. Assim, quanto maior a dedicação neste hábito maior será a preservação da saúde bucal.
- O sucesso de um bom hábito de escovação se baseia em educação, orientação e motivação, desta forma explique à criança o porquê da importância da remoção da placa dental. “Boca limpa, boca saudável, corpo saudável”.
- As crianças devem ter a escovação dental realizada e supervisionada pelos pais até que desenvolvam coordenação motora para uma limpeza adequada e eficiente. A partir dos seis anos de idade, a criança deve iniciar a escovação por si própria e os pais ou responsáveis devem finalizá-la, mostrando a forma adequada de realizá-la.
            - Escovar os dentes três vezes ao dia e usar regularmente fio dental deixa o sorriso saudável e previne doenças bucais.
            - A limpeza da língua, com uso de limpadores linguais ou até mesmo a escova dental ajuda remover os germes que causam placa, gengivite e mau hálito.
            - Após a escovação dentária noturna é importante não ingerir mais nenhum tipo de alimento, inclusive leite, prevenindo assim o aparecimento de cáries.
            - Quanto menor a frequência de ingestão de alimento que contém açúcar, melhor. Este está relacionado ao aparecimento de cáries, portanto a higienização é necessária sempre que ingerido. Assim, prefira ingerir doces junto às refeições principais.
            - O dentista é o parceiro de sua família no caminho para obter sorrisos saudáveis. Não se esqueça de marcar visitas regulares ao dentista para toda a família. A primeira visita de uma criança deverá ocorrer precocemente, ou seja, antes dos três anos de idade.
Uma boca bem cuidada expressa saúde e gera bem estar.
Para agendar consultas odontológicas no Posto de Saúde telefone (54) 3477 1275  ou (54) 3477 2005.