Educação nutricional com teatro de fantoches é realizada em Parai

Publicado em: 27/06/2011 00:00

A análise dos dados antropométricos e o inquérito do consumo alimentar na Escola Municipal São Lucas, de Paraí, mostrou que quase metade das crianças estão dentro do peso adequado. Observou-se também que quase 23% dos meninos e em torno de 10% das meninas estão com sobrepeso. Observando o consumo alimentar diário viu-se que há um consumo baixo de verduras, frutas, leite e feijão e um consumo aumentado de refrigerantes e guloseimas em geral.  Pensando em salientar de forma criativa a  educação nutricional, no dia 20 de junho, foi realizado um teatro educativo pelas nutricionistas Andréia Focchesatto e Aida Dall’Agnol Falcade e pela estagiária de nutrição da UPF Elisa Pelissaro.
O teatro foi feito com fantoches de animais e desenhos animados falando sobre a pirâmide alimentar atualizada. Esta pirâmide é baseada em alimentos funcionais os quais foram distribuídos de acordo com a necessidade de ingestão. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide (água, atividade física, alimentos integrais, azeite de oliva, verduras e frutas) e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo da pirâmide (açúcar, frituras, refinados, refrigerantes). Os alimentos funcionais são aqueles que além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos benéficos à saúde como diminuição do colesterol, prevenção do câncer, retardamento do envelhecimento, controle do peso, entre outros.
Após o teatro, os alunos receberam figuras dos alimentos e cada um colocou na pirâmide confeccionada em papel pardo. Em seguida, as nutricionistas explicaram os acertos e os erros de cada aluno. Foram mostrados ainda vários tipos de grãos e sementes e explicou-se a importância destes para a alimentação, enfatizando a importância da educação nutricional para a formação de indivíduos conscientes com os seus hábitos alimentares.