Paraí: Sorrindo para o Futuro

Publicado em: 09/05/2011 00:00

O Sorrindo para o Futuro é um programa de promoção de saúde em escolas de educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo SESC e realizado em parceria com a Administração Municipal de Paraí. Integrado através da Secretaria Municipal de Educação e Saúde, o Município conta com o envolvimento da equipe de Saúde Bucal, no qual participam as Escolas Municipais e Estaduais de Ensino Fundamental.
O programa foi iniciado visando melhorar a saúde das crianças através da formação de hábitos saudáveis. Em constante inovação, o programa vem estimulando maior acesso ao tratamento odontológico e o resultado esperado é a adoção de estilos de vida que promovam saúde e bem estar que perdurem ao logo da vida. Além disso, o programa objetiva desenvolver nos alunos habilidade para higiene bucal; bem como estimular os alunos a realizarem escolhas alimentares saudáveis; potencializar o odontológico; e estimular a formação de escolas promotoras de saúde.
Os resultados do Projeto Sorrindo para o Futuro já foram reconhecidos e gratificados com os prêmios Top de Marketing e Responsabilidade Social da ADVB em 2005 e o Top Cidadania da ABRH RS em 2008. Para 2011, as metas a serem alcançadas são: melhorar ou manter boa condição de saúde bucal nas crianças e fornecer tratamento odontológico para crianças que apresentarem necessidade de atendimento.
Segundo informações, a metodologia do programa, seus materiais e conteúdos para educação em saúde foram desenvolvidos pelo SESC baseados na Teoria do Comportamento Planejado, que contempla a evolução de comportamentos em hábitos e consiste em uma integração das várias teorias sócio-cognitivas acerca dos comportamentos de saúde. “O Sorrindo para o Futuro permite focalizar a atenção nas crianças com maior dificuldade e informar cada criança sobre sua higiene bucal, motivando-as para melhorias. O fato em si do dentista estar presente no ambiente
escolar demonstra o valor da saúde bucal e contribui para melhorar a auto-estima, uma vez que as crianças se sentem cuidadas, amadas e valorizadas”, salientou Catiane Richetti Trevizan, Secretária da Saúde de Paraí.
Durante o programa os profissionais de odontologia do Município realizam visitas as escolas, desenvolvendo atividades diversas como: mostrar a importância do educador e da escola para a saúde da comunidade; explicar como um hábito saudável pode prevenir doenças; avaliação da higiene bucal das crianças e a classificação em grupos. Além disso, os professores orientam diariamente a escovação dentária dos alunos após a merenda escolar. A partir disso os pais serão informados quando seus filhos tiverem necessidade de tratamento odontológico.
“Trabalhamos com a síntese de que, educar para saúde é se interessar genuinamente pelo ser humano e demonstrar seu valor com atos e palavras. As crianças ainda estão formando seu caráter, sua auto-estima, e por isto precisam muito deste estímulo dos pais, professores e profissionais da saúde”, finalizou Catiane.