Nutricionistas trabalham intensamente nas escolas paraienses

Publicado em: 13/06/2011 00:00

A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem desenvolvendo o projeto Aprendendo a Viver com Saúde. Através dele, no dia 17 de maio, as nutricionistas Andréia Focchesatto e Aida Lúcia Dall’Agnol Falcade, juntamente com a estagiária do curso de nutrição da Universidade de Passo Fundo Elisa Pelissaro, realizaram a avaliação nutricional dos alunos da Escola São Lucas.
Para a completa análise, foram coletados os dados antropométricos de peso e altura e realizado o inquérito de consumo alimentar. Esses dados serão utilizados para o Programa SISVAN, Programa do SESC Sorrindo para o Futuro e para o Projeto Horta nas Escolas. Além disso, nos dias 23 e 24 de maio foi realizado o plantio das mudas nos canteiros destinados à horta na escola São Lucas e Espaço do Aprender. As crianças observaram, ajudaram, recebendo explicações a respeito da importância desta no ambiente escolar e familiar. Professores e direção estiveram inseridos no desenvolvimento do Projeto.
O plantio seguiu o esquema de evitar as pragas, colocando-se os temperos ao redor do canteiro e várias espécies de hortaliças no centro. As composteiras das escolas se aproximam da reta onde o material estará pronto para servir de adubo às hortas. Segundo as nutricionistas, “a avaliação nutricional permite obter um parâmetro da saúde escolar e a implantação da horta nas escolas é essencial para a reeducação alimentar e a formação de hábitos alimentares saudáveis”.