Educandos aprendem brincando através dos Contos infantis em Paraí

Publicado em: 30/06/2015 00:00

Atividades de vivência e contação de histórias têm povoado a imaginação das crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Espaço do Aprender em Paraí.
Para despertar o gosto pela leitura e desenvolver a fantasia e a imaginação, educadores propõe atividades diversificadas fundamentados em diferentes obras da Literatura Infantil. Os últimos três livros trabalhados foram João e Maria, Os Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho. Em cada história, além de trabalhar o enredo em si, os alunos dramatizam, aprendem formas, cores, sabores, sons e constroem o conhecimento.
Na história de João e Maria, construíram a casa com frutas no lugar de guloseimas e se deliciaram com comida saudável. Aprenderam sobre alimentação e a importante função das frutas no organismo.
Na história Os Três Porquinhos, construíram o cenário e encenaram o enredo, desenvolvendo habilidades comunicativas, refletindo sobre valores e a importância da amizade, da união e do companheirismo. Conheceram os diferentes materiais com os quais são construídas as casinhas dos porquinhos, falaram sobre a segurança e as diferenças sociais.
Na história Chapeuzinho Vermelho, assistiram a peça encenada pelas educadoras, aprenderam sobre responsabilidade, obediência, respeito e amor à família, em especial aos avós.
Além destas, muitas outras histórias foram e estão sendo trabalhadas pela equipe de educadores com o propósito de diversificar a abordagem e motivar uma aprendizagem construída junto com o aprendiz, não pronta, formatada, pois esta é a maneira que, segundo os próprios educadores afirmam, “possuem mais sabor e significado para a vida das crianças”.
 Por Natália Didó - Assessora de Imprensa – 16980