Ações de Prevenção do Câncer Bucal são realizadas em Paraí

Publicado em: 25/05/2015 00:00

Em maio, a equipe de Odontologia da UBS de Paraí inicia a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, dentro da proposta do “Maio Vermelho”, e da Lei Estadual de luta contra o câncer bucal Nº 12.535, de 14 de junho de 2006, a qual institui o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal.
Segundo a Lei, o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal, deve ser comemorado, anualmente, no dia 31 de maio. Nesta data, as entidades da classe odontológica, o poder público, as empresas, as entidades civis, as organizações do terceiro setor e as universidades poderão realizar exames diagnósticos, atendimentos preventivos, palestras e outras promoções que visem à redução dos índices de mortalidade causados pelo câncer bucal.
Por isso, aderindo à norma e pensando na saúde bucal do paraiense, os profissionais de odontologia da UBS estarão preparando um dia especial para prevenção. No dia 01 de junho, no turno da tarde, das 13 às 19 horas, serão realizados gratuitamente exames preventivos do Câncer Bucal, no Consultório Odontológico do Posto de Saúde. Para ser atendido, não será necessário agendar horário. Todos os pacientes que procurarem a Unidade de Saúde serão atendidos.
A prevenção e cuidado é aconselhável para todas as idades, mas os profissionais recomendam que pessoas com mais de 40 anos de idade, que são ou foram consumidores de tabaco e bebidas alcoólicas; trabalhadores rurais ou com exposição frequente ao sol, sem uso de proteção; usuários de próteses dentárias, estes em especial devem buscar o acompanhamento.  Todos, no entanto, não só podem como devem buscar orientações sobre saúde bucal, para a qualidade de vida.

Por Natália Didó - Assessora de Imprensa – 16980