Obras são o diferencial do município de Paraí

Publicado em: 20/03/2015 00:00

Paraí segue em constante atividade no setor de obras. A manutenção de espaços, estradas, ruas, até a construção de novas edificações, como a Unidade Básica de Saúde, conquistada e já iniciada no último ano, têm movimentado e envolvido o setor frente à tamanha responsabilidade de realizá-las.
A conquista da verba de R$ 1.000.000,00 para construção da nova UBS de Paraí foi oficializada em 15 de maio de 2014. Desde então, os serviços foram iniciados, partindo do fato de que a escolha do terreno já tinha sido definida ainda em 2013 nas Assembleias de Orçamento Participativo realizadas no município, com um percentual de 79,55 %. A obra está sendo construída ao lado da Capela Mortuária, na Rua Reinaldo Cherubini.
A terraplenagem do terreno foi feita em agosto de 2014, pela equipe da Secretaria Municipal de Obras. Em setembro, as primeiras fundações deram forma ao projeto que apenas estava no papel. Em dezembro, o primeiro pavimento já estava levantado e a equipe responsável pela obra realizou a concretagem da laje, concluindo, assim, uma etapa bem importante da edificação. Atualmente, a UBS já está sendo coberta. A contrapartida do município para conclusão da obra está estimada em R$ 600 mil.
Na área da educação, a Escola Municipal de Educação Infantil Espaço do Aprender finalizou em 2014 o fechamento da quadra, que já está sendo utilizada para a realização de atividades físicas, bem como recreação e intervalos. A obra total foi orçada em R$ 95.550,00.
A Escola Municipal Mateus Dal Pozzo também foi contemplada com uma quadra coberta, que foi construída nos fundos do terreno, na divisa com o Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida. A obra, que está em fase de finalizações, foi orçada em R$ 509.500,00 e foi construída com recursos do Ministério da Educação.
A Escola Mateus hoje conta com cerca de 350 alunos, em turno regular e integral. Essa crescente demanda exige constantes melhorias, razão esta pela qual, além da quadra coberta, mais uma ampliação hoje esteja sendo feita. Trata-se da construção do refeitório, com estrutura para posterior acréscimo de mais dois andares, no terreno que faz divisa com o Colégio Estadual Divino Mestre, atrás da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
No ano de 2011, a parte nova, anexa à antiga Escola das Irmãs, já permitiu o atendimento para mais quatro turmas de alunos. Mas, em razão da necessidade, nova ampliação hoje está sendo feita. Com a construção do refeitório, o espaço hoje destinado para as crianças realizarem as refeições e merenda nos intervalos escolares, poderá ser aproveitado para outras finalidades, possibilitando melhor atendimento aos educandos. A obra está orçada em R$ 240.000,00 e resulta de investimentos municipais. A conclusão está prevista para a metade do ano de 2015.
A pavimentação do trecho da Estrada São Lucas, que faz ligação da RS 438 a partir da lombada eletrônica até o trevo da área industrial IV, foi uma emenda do Senador Paulo Paim, no ano de 2012, também segue em andamento. A obra compreende um montante de R$ 243.750,00, com contrapartida de R$ 11.250,00 da Prefeitura Municipal, para realização de mais de 5.500 m² de pavimentação colocada.
O trecho teve suas obras iniciadas no final de 2014 e segue sendo pavimentado. O objetivo é dar melhores condições aos moradores do São Lucas II, bairro recentemente habilitado para moradias, bem como à área industrial IV, local onde estão estabelecidas várias empresas, que há algum tempo já vinham solicitando a melhoria nas condições do trecho, facilitando o fluxo de veículos que é constante no local.
Outra questão importante foram as obras de troca de tubulação que aconteceram no ano passado em parceria com a Corsan para sanar o problema de falta de água, as quais geraram transtornos à população em razão da produção de pó e obstrução de vias, mas trouxeram a solução para um problema que há anos incomodava a todos. Desde então não se ouve mais reclamações de falta de água. A recolocação de paralelepípedos foi feita e, no caso da Avenida, segue a revitalização, com espaço para ciclovias, redução de canteiro central, estacionamento oblíquo.
O projeto de revitalização da Avenida foi encaminhado ao Badesul, buscando um financiamento de R$ 700.000,00, e já está pré-aprovado. A área da obra a ser realizada está estimada num espaço de 9.500 m².
Nesta semana, uma das vias do trecho da Avenida compreendido entre uma das esquinas da praça central e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraí está em fase de conclusão. Na sequência será dada continuidade a outra via e, sequencialmente, as demais ruas até completar o trecho previsto para revitalização completa.
Além disso, no interior continuam o patrolamento, cascalhamento e britagem nas estradas, as terraplenagens para construção de aviários, pocilgas, indústrias e empresas, a colocação de tubos para drenagem de terrenos, além de serviços emergenciais que possam surgir.
A Administração Municipal de Paraí trabalha pelo cidadão e quer o melhor pelo município por isso está em constante atividade.
 Por Natália Didó - Assessora de Imprensa – 16980