Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul renderam importantes índices

Publicado em: 03/12/2014 00:00

A Secretaria Municipal de Saúde de Paraí, dentre tantas atividades de significativa importância, realizou nos meses de outubro e novembro as Campanha de Prevenção à saúde da Mulher e do Homem: Outubro Rosa e Novembro Azul.
Em outubro, foi realizada palestra com Dr. Maximiliano Cassilha Kneubil, Mastologista, e Dra. Janaina Brollo, Oncologista, para um público de aproximadamente 150 mulheres. Na ocasião foi abordada a necessidade de prevenção do câncer de mama, uma doença muito presente entre as mulheres da atualidade. Além disso, foi estimulada a realização de exames preventivos e mamografias. Através da Campanha Outubro Rosa realizada pela UBS de Paraí, foram efetuados 200 exames preventivos e 180 mamografias, nas cidades de Guaporé e Nova Prata.
Em novembro, esteve em Paraí o Urologista Dr. Clodoaldo Oliveira da Silva, com objetivo de falar sobre a saúde do homem, e alertar para o câncer de próstata, o tumor mais comum em homens acima de 50 anos, que apresenta incidência em número cada vez maior, destacando a importância da realização de exames preventivos. Da palestra, fizeram parte cerca de 350 pessoas.
Durante o mês de novembro, mobilizados pela Campanha realizada pela UBS local, cerca de 250 homens se consultaram com o Urologista e 240 realizaram exames, índices bem importantes, que mostram o positivo efeito da mesma.
A Secretaria Municipal de Saúde de Paraí concluiu os meses de outubro e novembro com saldo positivo. Foram cerca de 870 intervenções realizadas, sem contar os que buscaram atendimento particular, motivados pelas Campanhas. Segundo a Secretária Catiane, o sentimento é de dever cumprido, pois zelar pela saúde dos cidadãos é um compromisso assumido pela Administração, e as Campanhas são a prova de que temos respeito e carinho com a vida das pessoas.
 Por Natália Didó - Assessora de Imprensa – 16980