Aids: previna-se!

Publicado em: 03/12/2014 00:00

Dia 1º de dezembro foi o Dia Mundial da Luta contra a Aids, e a Secretaria Municipal de Saúde de Paraí quer registrar sua adesão a esta importante campanha de prevenção.
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil é de aproximadamente 530.000. Dessas pessoas, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente. Por isso, abrir mão da falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, é fundamental para que as pessoas tenham consciência de que todos estamos vulneráveis.
O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids, que recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico, permitindo o aparecimento das doenças oportunistas. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Há portadores do vírus que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Estes, no entanto, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.
Como o HIV está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, o vírus pode ser transmitido através do contato com eles. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. O uso da camisinha é uma alternativa para a prevenção do contágio através do ato sexual.
Conforme afirma a equipe de saúde local, evitar a doença não é difícil. Basta ter respeito pela própria vida e pela vida das outras pessoas, através da adoção de hábitos saudáveis e seguros.
A Secretaria Municipal da Saúde de Paraí coloca-se à disposição dos munícipes para esclarecimentos de eventuais dúvidas com relação a Aids e a transmissão do vírus HIV.

Por Natália Didó - Assessora de Imprensa – 16980