Atenção!!!

Publicado em: 28/11/2014 00:00

A Vigilância Sanitária do município de Paraí orienta a população quanto aos cuidados com os alimentos nas festas de final de ano.
A Secretaria Municipal de Saúde, sempre atenta em manter e cuidar a saúde da população, repassa as orientações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, para a segurança alimentar e nutricional, mesmo com a proximidade das festas de final de ano.
Ø Na hora de escolher e consumir um alimento não é só o valor nutritivo que conta. É muito importante as condições de higiene em que ele se encontra. Caso contrário, o alimento pode contribuir para o aparecimento de doenças. Devem ser observados alguns critérios como:
1.   Não misturar alimentos crus com cozidos. Ao cortar um frango cru, por exemplo, deve-se higienizar muito bem a faca e a tábua de corte antes de utilizar novamente para cortar outro alimento, pois as bactérias do alimento cru podem ser transferidas para o alimento cozido.
2.   Ter o cuidado com a temperatura em que são mantidos os alimentos, sejam eles quentes, frios ou congelados. Alimentos refrigerados devem estar abaixo de 5º C, alimentos congelados -18º C e alimentos quentes devem ser servidos a temperaturas superiores a 60º C.
3.   Os alimentos devem estar protegidos de vetores e pragas (moscas, baratas, ratos), por meio da utilização de lixeiras com tampas, telas nas janelas e portas.
4.   Higienizar as verduras, legumes e frutas, principalmente os consumidos crus, deve-se colocar de molho em água sanitária, 01 colher de sopa de água sanitária em 01 litro de água, enxágüe após 10 minutos.
5.   Vegetais folhosos crus, não adicionados de molho, maionese, iogurte, creme de leite preparados e prontos para o consumo, podem ser mantidos em temperatura ambiente por no máximo 1 hora ou conservados sob refrigeração por períodos maiores.
6.   Os alimentos adicionados de maionese, molhos, cremes devem ir diretamente para a refrigeração de 0 a 5ºC.
7.   Produtos de origem animal devem ser provenientes de estabelecimentos licenciados pelos órgãos de agricultura (SIF, CISPOA).
Importante: No caso de adoecimento por consumo de alimentos, informe imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde do município para que a vigilância epidemiológica e sanitária possa investigar a causa do surto e prevenir novas ocorrências.
         Sabedores da importância dos cuidados que a população deve ter ao comprar, manipular e consumir os alimentos, a equipe de vigilância sanitária do município orienta para a observação desses cuidados para a prevenção de doenças e promoção da saúde, salienta a Secretaria Municipal de Saúde Catiane Richetti Trevizan.