Paraí apresenta experiência municipal no combate ao borrachudo em Seminário Estadual

Publicado em: 12/11/2014 00:00

Nos dias 05 e 06 de novembro, aconteceu em Nova Petrópolis o Seminário Estadual sobre Eco-Vigilância de Simulídeos. O evento contou com a participação de diversos municípios da região e do estado, e teve por objetivo a troca de experiências no combate ao mosquito borrachudo, bem como a discussão sobre ações voltadas ao combate do inseto.
Entre os principais pontos abordados, tiveram destaque a recuperação e preservação de matas ciliares, o destino correto dos dejetos de animais e humanos, e o destino correto do lixo, além, claro, das principais formas de combate ao borrachudo, dentre elas, a aplicação correta do B.T.I – Larvicida Biológico utilizado no combate do inseto.
Paraí, através dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Oberdan Camati e Salvador Guarese, apresentou o trabalho que é desenvolvido no município, destacando a coleta do lixo seco no interior do município e a recuperação das margens de arroios, trabalho este desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente.
Além disso, o município apresentou o trabalho que é desenvolvido junto à comunidade, mobilizando para a importância da aplicação do B.T.I, uma medida que ameniza o ataque do borrachudo e exige o envolvimento da comunidade. Através da conscientização, as equipes locais buscam estimular mudanças de comportamento na preservação das matas ciliares, do destino correto do lixo e dejetos, bem como o uso adequado de agrotóxicos, de forma a atingir resultados satisfatórios.
 Por Natália Didó - Assessora de Imprensa – 16980