Novembro Azul em Paraí mobiliza munícipes

Publicado em: 12/11/2014 00:00

O Urologista Dr. Clodoaldo Oliveira da Silva esteve palestrando para um número expressivo de público masculino no município de Paraí. O evento, embora tenha acontecido no último dia de outubro, fez parte da programação do Novembro Azul, que é uma campanha em prol da saúde do homem, aderida pela Secretaria Municipal da Saúde local.
A palestra tratou de uma temível doença que acomete os homens, em número cada vez maior: o câncer de próstata, o tumor mais comum em homens acima de 50 anos.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.
Na ocasião, Dr. Clodoaldo destacou a importância do diagnóstico precoce, por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Segundo ele, é através destes procedimentos que se torna possível constatar aumento da glândula ou alteração de PSA, para posterior biópsia e averiguação da presença do tumor, e a verificação quanto à malignidade que, caso comprovada, obriga o paciente à realização de outros exames laboratoriais, para determinar tamanho e presença ou não de metástases.
A Secretaria Municipal da Saúde, na noite da palestra, realizou agendamentos para exames, oportunizando duas datas destinadas à prevenção da saúde dos homens paraienses, que foram cumprimentados pela participação massiva e compromisso com a causa.

Por Natália Didó - Assessora de Imprensa – 16980