Projeto Pratique Saúde

Publicado em: 27/05/2014 00:00

Projeto Pratique Saúde
Grupo de Hipertensos e Diabéticos

O Projeto Pratique Saúde da Secretária Municipal de Saúde de Paraí está sendo desenvolvido às terças-feiras, às 13h30min, no Centro de Convivência do Idoso, com atividades físicas, recreativas e preventivas.
O Projeto é coordenado pela Educadora Física Mariana Pelegrini e a Assistente Social Augusta Mognon. Uma vez por mês, além delas, mais um profissional da equipe multiprofissional da Secretaria da Saúde participa do grupo com a finalidade de orientar sobre conhecimentos de sua área específica e esclarecer dúvidas.
No dia 10 de maio foi a vez da nutricionista da saúde Aida Lucia Dall’Agnol Falcade, que esteve presente explicando as porções alimentares para o café da manhã, através de vários exemplos práticos.
Os participantes puderam ver o que é necessário para uma alimentação saudável com variedades, observando especialmente qualidade e quantidades. A nutricionista salientou que uma alimentação saudável é um dos passos no cuidado com o diabetes e a hipertensão, justificando as razões pelas quais defende a causa.
A nutricionista deixou algumas dicas importantes:
·      Você pode controlar a sua glicemia e sua hipertensão (açúcar no sangue e pressão alta) através de sua alimentação;
·      Você não precisa de alimentos e dietas especiais;
·      Se o alimento é bom para você, ele é bom para toda a família;
·      É importante de ter atitude para mudar os hábitos errôneos existentes. É essencial que você tenha bons hábitos:
·      Coma uma variedade de alimentos saudáveis todos os dias;
·      Consuma alimentos ricos em fibras, como frutas, hortaliças, grãos e feijões.
·      Reduza a gordura, o açúcar e o sal de sua alimentação.
·      Pratique alguma atividade física;
·      Seja otimista, busque sua saúde. É preciso ser humilde para aceitar nossas limitações.
·      Procure ver sempre o quanto você progrediu no seu cuidado com a saúde e não as escorregadelas que, lamentavelmente, acontecem. Você é capaz. Cuide de sua saúde, se você não cuidar, ninguém fará por você!