Prefeito e Secretaria da Saúde saem otimistas de reunião referente à construção da nova UBS em Paraí

Publicado em: 30/01/2014 00:00

Na última quarta-feira, 29, o Prefeito de Paraí, Jeremias Trevisan, e a Secretária de Saúde do município, Catiane Richetti Trevizan, estiveram reunidos com a Secretária Estadual da Saúde, Sandra Fagundes, e a Coordenadora da 5ª região de Caxias do Sul, Solange Sonda, para tratar da liberação dos recursos necessários para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde – UBS no município.
Na ocasião, o financiamento da obra foi garantido pela Secretária Estadual, que justificou que a construção desta obra é um compromisso seu, e que a mesma foi apontada pela Consulta Popular. Sandra ressaltou que a obra tem grande importância, visto que é uma estratégia da Administração dar prioridade à atenção básica.
No Orçamento Participativo Municipal de 2013 para aplicação em 2014, dentre as sete opções de obra municipal, a construção da unidade de saúde atingiu 53,4% do total, somando 680 dos votos válidos. A segunda obra mais votada foi a pavimentação no interior e na cidade, com um percentual de 27,3%, e 348 votos, o que mostra que a construção da UBS é realmente uma necessidade apontada pelos munícipes. Até a preferência quanto à localização da nova obra foi posta em avaliação nas Assembleias do OP, sendo que ao lado da Capela Mortuária, situada na Rua Reinaldo Cherubini, foi o local escolhido pela maioria, com 79,55 % de aceitação,  somando 980 votos.
Em Paraí, a estratégia de saúde da família alcança uma cobertura de 100% dos aproximadamente 7 mil moradores. Segundo o Prefeito, o projeto da obra está aprovado e a obra está orçada em R$ 1 milhão. A contrapartida do município está estimada em R$ 600 mil.
O contato com a Secretária Estadual da Saúde foi resultado da conversa com o Governador Tarso Genro, no dia 13 de janeiro, em Porto Alegre. Também, Paraí deve a conquista ao Deputado Estadual Aldacir Oliboni, já que o mesmo foi mediador dos trâmites para a aquisição deste valor, com o qual o município poderá ampliar o atendimento, já que hoje o serviço da UBS de Paraí funciona em um imóvel locado, que não atende mais à demanda do município.
Por Natália Didó - Assessora da SMEC/Imprensa – 16980