Instituto Federal terá instalações em Veranópolis

Publicado em: 14/01/2014 00:00

Aconteceu na manhã de 13 de janeiro, na Câmara Municipal de Vereadores de Veranópolis, a Audiência Pública do IFRS, com a presença de Prefeitos e Secretários Municipais da região, bem como autoridades convidadas e Reitoria do Instituto.
O objetivo do encontro foi tratar sobre a instalação de um Campus Avançado do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no município de Veranópolis, na sede do Colégio Agrícola, uma iniciativa que trará benefícios a toda região, no que se refere a pesquisa e qualificação profissional. A previsão é que as aulas comecem ainda neste ano de 2014, e a expectativa de que, em cinco anos, o educandário tenha 1,5 alunos de 17 cidades da região.
Após a aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores, as instalações do Colégio Agrícola serão repassadas à União. A área ocupará cerca de 20 hectares de terras que pertence à Fepagro.
O IFRS oferecerá ensino público gratuito e de qualidade, com cursos técnicos e superiores, como agroindústria, metal-mecânico, administração de curta duração, biodiesel, pesquisas, assistência estudantil para os alunos, atividades de extensão, acesso a programas do Governo Federal, como Pronatec e o Ciências Sem Fronteiras, além de gerar empregos.
Autoridades do município de Veranópolis justificaram, na ocasião da Audiência, que mesmo com a vinda do IFRS, o Colégio Agrícola não deixará de existir, pois a Prefeitura continuará auxiliando o educandário com o repasse de recursos, mesmo porque num período de 3 a 5 anos, a instituição deverá se transferir para outro ponto da cidade.
Na Audiência, Kaká - Carlos Alberto Spanhol, Prefeito Municipal de Veranópolis, agradeceu o apoio fundamental para realização do sonho à Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; e ao Ministro da Educação Aloizio Mercadante.
A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Paraí, Jussara Trevizan Segalin, também esteve presente na Audiência representando o município e todo coropo discente, que também será beneficiado com as instalações em Veranópolis, tendo em vista a proximidade do local e o fato de ser federal e, portanto, gratuito.
Por Natália Didó - Assessora da SMEC/Imprensa – 16980