Emater realiza Dia de Campo-Lavoura de Resultado

Publicado em: 28/02/2018 10:31 | Fonte/Agência: Emater realiza Dia de Campo-Lavoura de Resultado

Foi realizado na manhã da terça-feira (27), o Dia de Campo na propriedade da família Olivo, na comunidade do Pinheirinho. O encontro de produtores rurais faz parte do Projeto Estadual Lavoura de Resultado, na cultura da Soja.

A promoção do evento é realizada pela Emater-RS/ASCAR, Massey Ferguson, Syngenta e Embrapa. Também apoiaram a realização do evento a Prefeitura Municipal de Paraí/Secretaria Municipal da Agricultura, a Cooperativa Santa Clara e a Agro Dall Agnol. Participaram mais de 200 pessoas, em sua grande maioria agricultores, vindos de 14 municípios da região, somados aos de Paraí. Durante o Dia de Campo, os produtores passaram por quatro estações que abordaram os seguintes temas:

-1ª estação: Manejo de Pragas na Soja(EMATER-RS/ASCAR);

-2º estação: Tecnologia de aplicações de produtos fitossanitários (Massey Ferguson);

-3ª estação: Manejo do solo e a velocidade de semeadura(EMATER-RS/ASCAR);

-4ª estação: Manejo consciente das doenças da soja(SYNGENTA).

Na propriedade da família Olivo, foi semeada a variedade TMG -7262RR. O plantio da lavoura foi realizado no dia 13 de novembro de 2017. O primeiro tratamento realizado no dia 12 de janeiro, o segundo no dia 27 de janeiro e o terceiro no dia 14 de fevereiro. A colheita está prevista entre o final do mês de março, início de abril.

A área cultivada com soja em Paraí está muito próxima de 1.500 hectares para a safra 2017- 2018. Segundo o Extensionista da EMATER, Orivaldo Trevisan, mais de 80 propriedades possuem lavouras de soja no município. “A expectativa é de boa produção, os produtores investiram em cultivares de semente de alta produtividade, estão realizando os tratamentos fitossanitários, seguindo as orientações da Assistência Técnica, seja ela da EMATER ou das empresas de produtos agropecuários. ”

Ao meio dia, foi servido um almoço aos participantes, preparado pelos sócios da sociedade do Pinheirinho.  Estiveram participando e se pronunciaram na cerimônia do evento o Coordenador Estadual do Projeto Lavoura de Resultado Alencar Rugieri, da EMATER, o Gerente da Cooperativa Santa Clara, Arlei Schwarzbach e, o Prefeito Municipal de Paraí Gilberto Zanotto.

Conforme estimativas da Emater, a produção de soja vai permitir que mais de  R$ 5 milhões sejam movimentados com a produção do soja  em  Paraí, nesta safra.