Dia Mundial de lavar as mãos e da Alimentação nas Escolas Municipais

Publicado em: 22/10/2012 00:00

Segundo dados do Unicef, todos os anos mais de 3,5 milhões de crianças, menores de 5 anos, morrem no mundo por causa de doenças como diarréia e infecções respiratórias agudas. É um dado assustador saber que 42% das vítimas fatais de diarréia e 25% daquelas que tiveram infecções respiratórias poderiam ser evitadas se o simples fato de lavar as mãos várias vezes ao dia fosse um hábito, sendo que isso poderia evitar a morte de 6 mil crianças.
Baseado nesses dados, nos dias dezessete e dezoito de outubro de 2012 a equipe da Vigilância Sanitária do Município de Paraí esteve nas Escolas Municipais de Educação Infantil Espaço do Aprender e de Ensino Fundamental Mateus Dal Pozzo e São Lucas com os alunos do Maternal ao 5º ano, com a finalidade de realizar atividades referentes ao Dia Mundial de Lavar as Mãos (14 de outubro) e Dia Mundial de Alimentação (16 de outubro). Foram desenvolvidas práticas referentes à correta lavagem das mãos e a adoção de bons hábitos alimentares por meio de técnicas pedagógicas , recursos audiovisuais e dissertativos para a melhor aprendizagem. A Educação Alimentar e os Bons Hábitos de Higiene, com ênfase na lavagem correta das mãos foram incentivadas durante todo o dia estimulando os alunos e comunidade escolar para a adesão da lavagem correta das mãos e de bons hábitos alimentares, atitudes essas essenciais para a melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde. Esta atividade faz parte do Plano de Ação Anual da Vigilância Sanitária do Município de Parai.