Comitiva regional viaja em comemoração ao Dia do Surdo

Comitiva regional viaja em comemoração ao Dia do Surdo


Publicado em: 01/10/2012 00:00

Whatsapp

 

Comitiva regional viaja em comemoração ao Dia do Surdo
 
A quem diga que viajar é descobrir novos horizontes, é contemplar o mundo por meio de um novo prisma, é bater asas e voar em novas direções. Este conceito caracteriza com perfeição a experiência vivenciada no início deste mês por quatro guaporenses.
 
Elisângela Carlinha DonidaNardi, Diego Gheno, Jonatan dos Santos e André Pegher participaram de uma excursão neste último dia 05 de Setembro. A grandiosidade Paulistana e a exuberância e charme das praias e morros Cariocas foram o destino deste grupo tão seleto. O grupo de 43 pessoas, composto por 27 surdos e 16 ouvintes, passou três dias conhecendo as maravilhas e encantos destes dois tão grande pontos turísticos brasileiros.
 
A viagem comemorativa alusiva ao Dia do Surdo, comemorado nesta quarta-feira, dia 26, foi organizada pela diretora da Escola Divino Mestre, de Parai, Sra. MarildeT. De Santi Marchetti e pela professora MárciaTrevizam. O grupo contou também com a parceria da Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa que disponibilizou um micro ônibus a fim de transportar à Paraí, ponto de partida da viagem, os quatro guaporenses e os quatro serafinenses que compunham a turma.
 
A visita à verdadeira imagem de Nossa Senhora da Aparecida do Norte, encontrada no leito de um rio por pescadores, em São Paulo, foi a primeira parada da turma, já no dia 06. Na sequência seguiu-se visitação à Igreja Frei Galvão, considerada o primeiro Santuário Brasileiro, localizada em Guaratinguetá. Na manhã do dia 07 o destino foi o Morro do Corcovado, localizado no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. A estatua de 38 metros de altura do Cristo Redentor sobre o morro de 710 metros maravilhou os gaúchos. Durante a tarde conheceram o Morro do Pão de Açúcar e em seguida a mundialmente famosa Praia de Copacabana. Em entrevista para Redação do Jornal Tribuna da Serra, a guaporenseElisângela Carlinha DonidaNardi definiu como muito lindos e exuberantes os pontos turísticos visitados.
 
Já no último dia de estadia e preparando-se para o retorno, os integrantes aproveitaram conhecer as dependências do Estádio do Maracanã. Eles também puderam aproveitar a visão da maravilhosa paisagem da Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, que com seus 13,29 km de extensão sobre a Baia de Guanabara, liga os municípios de Rio de Janeiro e Niterói. De sua extensão total, 8,83 km são sobre a água. Seu ponto mais alto localiza-se a 72 m de altura, o equivalente a um prédio de aproximadamente 24 andares. A Ponte Rio-Niterói é considerada a sexta maior do mundo. A chegada ocorreu no dia 09.
 
Os locais visitados foram escolhidos pela Diretora Marilde e a Professora Márcia, por marcarem nossa história e não serem acessíveis a todo mundo. A jovem de 28 anos que nunca imaginou ir para São Paulo e Rio de Janeiro, afirma que foi muito emocionante. Ela relata que ao se aproximar da imagem de Nossa senhora Aparecida ficou encantada recordando da novela “A Padroeira”, que marcou muito a história e afirma :“Acredito que nós também encontramos o caminho da fé”.
Já no topo do Cristo Redentor a emoção foi mais forte ainda, tanto pela grandiosidade da beleza paisagística quanto pela emoção despertada pela superação das barreiras, denotada especialmente pela presença de tantas outras pessoas diferentes, oriundas de outros países.  Elisângela relata também que a vibração do momento a isolou do frio e vento intenso característico da elevação, mesmo estando apenas deshort e regata.
 
 
De acordo com Elisângela, o instrutor do grupo ficou encantado com a presença da turma. “É a primeira vez que vejo um grupo de surdos da região Sul participando desta grande jornada”, destacou ele. Já para a guaporense o passei foi “imperdível”, pois puderam conhecer um lugar nunca antes imaginado, visto apenas pela televisão.
 
O grupo era formado por integrantes da cidades de Guaporé, Serafina-Corrêa, Nova-Araçá, Paraí, Vanini e São Domingos do Sul. Unido, este grupo formou a APASPI (Associação dos Surdosde Parai). O objetivo da entidade é incentivar o trabalho das pessoas com deficiências. Também integram a associação amigos, colegas, professores, diretores e as famílias.
 
A Associação dos Surdos em Paraí surgiu na referida cidade e foi inaugurada oficialmente em 24 de Abril deste ano. Elisângela também passou a participar e integrar este grupo através do contato com amigos surdos. Posteriormente, através da amiga MorganeCandaten...,Elisângela conheceu a Escola Divino Mestre, onde posteriormente efetuou curso de instrutora de Libras. Com o desenrolar das atividades, Elisângela passou a auxiliar na venda de livros confeccionados pelos integrantes da entidade. O objetivo da venda era arrecadar fundos para construir a organização da Associação. Apesar de voltada aos surdos a entidade trabalha e desenvolve atividades com amigos e familiares a fim de promover interação e convivência entre todos, além de proporcionar uma rica troca de experiências, potencializando o auxílio mútuo.
 
Dentre os 43 integrantes da excursão encontravam-se duas intérpretes, as professoras IdelmaBagioPaludoe Maira Lúcia CervieriScheffer, a fim de potencializar a comunicação entre pais e filhos. Elisângela agradece efusivamente a Prefeitura de Serafina Corrêa, a Prefeitura de Nova Araçá e Paraíe às famílias dos surdos que tanto apoio prestam às pessoas com deficiência.
 
Elisângela também agradecer aos amigos que tem pois sem eles não teria vividoeste momento tão alegre,sendo eles sua alegria de viver.Ela também cita as pessoas de Paraí que a receberam com muito carinho, são elas: Bruno e Dalila, Ione e Márcio, Rudimar e Silvane, Idelma, Maira e a sua “amigona” Morgane, definida como uma pessoa muito especial.
 
 
Para ela, foi bom ter vivenciado esta experiência pois a mesma proporcionou um grande aprendizado na superação de barreiras. “Apesar das dificuldades a gente não desiste pois a vida foi feita pra nós irmos e seguirmos a nossa vontade”, destaca Elisângela. Como diz :"Deficiente não é nada. Sim somos normais como qualquer ser humano que é capaz de tudo, até de ser FELIZ".
 
“Esta primeira viagem que fiz com grupo de surdos foi maravilhosa e aindaem breve teremos uma nova excursão, sendo cada novo passeio inesquecível...”, finaliza ela.
 
 


Leia também

Desenvolvimento Econômico, Social e Desporto

Inauguração da Iluminação do Campo Municipal

18/03/2024 16:02

Administração Municipal

Paraí é contemplado no Programa Pavimenta RS

18/03/2024 13:43

Administração Municipal

Informativo Municipal de 2023

08/03/2024 14:54

Saúde e Assistência Social

Caso de Dengue é confirmado em Paraí

23/02/2024 16:00