Iniciativas aproximam a Vigilância Sanitária da população

Publicado em: 10/09/2012 00:00

A Secretaria Municipal de Saúde através do setor de Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciou em julho as atividades do Projeto Pequenos Vigilantes com alunos do 4º e 5º ano da Escola Mateus Dall Pozzo, acompanhados pela Coordenadora do projeto e Responsável pela Vigilância Sanitária no município Elisa Pelissaro e pelo Agente Sanitário Salvador Guarese. O Projeto tem como objetivo desenvolver nos alunos noções de alimentação saudável, segurança alimentar, higiene pessoal, ambiental e dos alimentos, cuidados com medicamentos e direitos e deveres do consumidor, capacitando-os como multiplicadores deste conhecimento.
 Para conhecer o trabalho e a importância da Vigilância em Saúde, as crianças receberam um kit contendo boné, camiseta e uma pasta com a cartilha e o passatempo “Pequenos Vigilantes”. No primeiro momento os alunos acompanharam o conteúdo relacionado à Vigilância Sanitária, conceitos básicos, seus locais de atuação e atividades relacionadas à mesma. Em seguida abordou-se o tema “Cuidados e critérios na compra do alimento”, com tópicos referentes à origem do produto, rotulagem e armazenamento”. Após vários debates e atividades, as crianças puderam relacionar a teoria através da prática por meio de uma visita a um estabelecimento comercial, onde os próprios tornaram-se vigilantes verificando a rotulagem e principais tópicos dos alimentos.
Nos demais encontros abordaram-se os temas “Alimentação Saudável, Importância da higiene (pessoal, de equipamentos, utensílios, alimentos e preparo), Meio Ambiente, abordando a questão do lixo, reciclagem, e óleo de cozinha utilizado”, que através de conceitos, brincadeiras, questionamentos e vídeos os alunos se integraram aos assuntos. No ultimo encontro realizou-se uma recapitulação dos assuntos abordados, e uma visita a empresa ADEVA, responsável pela coleta de lixo no município, para os alunos obterem maior conhecimento verificando a prática realizada no local. Através das visitas os alunos foram estimulados a obter olhar crítico sobre a escolha, a compra, o armazenamento dos alimentos ate seu devido descarte, além de exercitar o hábito de observarem seus direitos e deveres enquanto consumidores.
Para organizadora do Projeto Elisa Pelissaro, a realização deste é um verdadeiro exercício de cidadania, através das atividades lúdicas e educativas, as crianças se tornam agentes, o que beneficiou os estabelecimentos visitados e auxiliou a população em geral, tornando cidadãos conscientes e sempre em busca de seus direitos. A Vigilância Sanitária forneceu certificado aos participantes e através deste projeto quer fortalecer seu papel educativo tanto para os comerciantes como para todos os consumidores. Agradecemos aos alunos e professores da Escola Mateus Dall’Pozzo, aos estabelecimentos que abriram espaço para realização das práticas Supermercado Santa Clara e ADEVA. No decorrer de 2012, pretende-se realizar outras edições do projeto nas demais escolas municipais.