Câncer Bucal recebe atenção especial da Secretaria de Saúde parai

Publicado em: 28/05/2012 00:00

Pensando na prevenção do câncer bucal, a Secretaria Municipal de Saúde DE Paraí, através do setor de odontologia, estará a disposição da população para realizar o exame de prevenção do câncer de boca, nesta quinta-feira, dia 31 de maio, no horário das 7 às 19 horas.
O câncer de boca representa de 3% a 5% do total dos tumores malignos no Brasil. Ele ocupa uma posição de destaque entre os tumores malignos, devido a sua relativa incidência e  pela sua alta taxa de mortalidade.
A sua origem é desconhecida, considerada multifatorial, porém alguns fatores são relacionados ao seu aparecimento. Os fatores que podem levar ao câncer de boca são:
 Idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos ou cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal, uso de próteses dentárias mal-ajustadas, exposição a poluição ambiental e exposição excessiva a radiação solar.
O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.