ERA UMA VEZ... OUTRA VEZ!

Publicado em: 16/04/2012 00:00

Sabe-se que, entre outros direitos, toda criança e adolescente têm direito à educação, sendo esta uma questão de grande importância no desenvolvimento de uma nação. Com base nisso e, preocupados com a realidade, principalmente nas escolas, busca-se inserir o educando num mundo melhor, através da realização de projetos. E, na Escola Municipal de Educação Infantil Abelhinha, isso não é diferente. Apesar da pouca idade das crianças ali matriculadas (4meses- 2anos) trabalham-se projetos e desenvolvem-se atividades de acordo com a realidade de cada turma.
Este ano, a partir do projeto do Itaú: “Leia para uma criança. Quem aprende a gostar de ler sabe escrever a própria história”, as crianças estão tendo a oportunidade de mergulhar no mundo da leitura ainda bebês. Iniciativa do Itaú, distribuiu, gratuitamente, kits contendo três exemplares de histórias infantis, beneficiando crianças da rede municipal de ensino, cuja campanha de incentivo ao hábito da leitura, destaca-se pelo seu valor educativo , pois  objetiva fomentar , desde a mais tenra idade, o gosto pela leitura.  Segundo a diretora da escola, Liciane Peretti “Em meados de 2011, nossa escola foi convidada a participar de um projeto, o qual visava/incentivava a difusão da leitura. Aceitamos o convite e enviamos algumas atividades desenvolvidas na escola, pertinentes ao tema.Nossa escola enviou então,um projeto intitulado: “LEITURA: Era uma vez...Outra vez!”e foi presenteada com estes  kits, os quais serão distribuídos  entre as crianças que frequentam esta escola. Os mesmos serão trabalhados pelas cuidadoras em suas respectivas turmas, durante o ano letivo e, de acordo com a realidade das mesmas, até porque, através das historinhas, ensina-se sobre cuidados com o corpo(higiene e saúde), respeito a si próprio, ao próximo e ao meio no qual está inserido, cores, animais,valores diversos,etc. Enfim, trabalham-se as mais diversas áreas do conhecimento  através do manuseio de livros, mostra de gravuras,  contação de histórias, músicas, teatro,...”
Desenvolver-se-á então, em parceria com a família, um trabalho de integração,o qual  a escola desenvolverá e trabalhará, além destes, outros livros abordando os temas de interesse comum, com o intuito de juntos, formarem um cidadão atuante no futuro