Paraí orienta população para a prevenção da Tuberculose

Publicado em: 19/03/2012 00:00

A Tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões e é transmitida de pessoa para pessoa de forma direta. Ter tosse por mais de três semanas seguidas, falta de apetite, perda de peso, cansaço e dor no peito podem ser sintomas de Tuberculose. Visando orientar as famílias paraienses e salientando o dia 24 de março, Dia Municipal de Combate a Tuberculose,  a Secretaria Municipal de Saúde, através das agentes de saúde, estão realizando visitas e distribuindo folder explicativo.
O material consiste numa breve explicação sobre o que é a doença, seus sintomas e formas de tratamento e prevenção. Para a Secretária de Saúde, Catiane Richetti Trevizan, este tipo de orientação é de suma importância, pois pode alertar e prevenir muitas pessoas.
A Tuberculose ainda apresenta alta incidência no Estado do Rio Grande do Sul, com cerca de 6.460 casos notificados no ano de 2011, aumentando esta prevalência. A meta para 2014 é a de reduzir em 30% o número de casos de pacientes BK+ que são as fontes de transmissão da doença através da tosse, fala ou espirro. As ações de controle da TBC ainda pretendem reduzir em 50% o número de óbitos em virtude da doença (440 mortes em 2010).