Secretaria Municipal de Educação é contemplada com o Prêmio Construindo a Nação – 2011

Publicado em: 20/12/2011 00:00

Através do projeto Plantando Sabedoria,Colhendo Saúde, que envolveu 5 escolas do Município de Paraí, o Instituto da Cidadania Brasil, por meio da CNI/FIERGS/SESI  - RS concedeu o Prêmio Construindo a Nação 2011, na Categoria Iniciativas Públicas e Privadas, à Secretaria de Educação de Paraí, com Menção Honrosa. O Projeto foi construído  de forma interdisciplinar, tendo como foco  a horta escolar. As escolas: Escola Municipal de  Ensino Fundamental São Lucas, Escola Municipal de Educação Infantil  Espaço do Aprender, Escola Estadual de Ensino Fundamental Minérios, Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do  Bom Conselho e Colégio Estadual Divino Mestre, por meio dos 787 alunos, envolveram – se  no projeto.
O Projeto Plantando Saúde, Colhendo Sabedoria surgiu, no início do ano letivo de 2011, da necessidade de todas as escolas que atuam no município de Paraí, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em implantar a horta escolar em sua propriedade. Ele se pautou em atividades de sala de aula, atividades de campo, experimentos, atividades lúdicas e palestras. Por isso envolver os alunos, professores, merendeiras, nutricionistas, pais em atividades extraclasse que lhe permitissem maior prazer e consciência  na lida com a terra, foi  a tônica do projeto.
A concretude do mesmo fez perceber  que a sustentabilidade do meio ambiente depende acima de tudo da postura que se tem frente à natureza  que serve tanto para a sobrevivência, quanto para a manutenção da saúde através de  hábitos alimentares saudáveis. Para tanto, criou-se a consciência crítica acerca do reaproveitamento de resíduos alimentares descartados na merenda escolar no processo de compostagem, tendo em vista de que o adubo orgânico produzido deve ser utilizado na própria horta escolar.  E isso se deu  por meio de ações educativas que promoveram maior conscientização dos alunos, a fim de que reaplicassem em casa boa parte do que aprenderam no âmbito escolar.
Colaboraram com a efetivação do projeto também comunidades escolares, nutricionistas, representante da ASCAR/EMATER - RS, do Conselho  de Alimentação Escolar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, representantes da agricultura familiar, dentre outros.