CISGA recebe Título de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)

Publicado em: 30/11/2021 14:00

Representando o CISGA, prefeito Oscar participa de evento em Mato Grosso do Sul.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou na última sexta-feira (26), em evento realizado na cidade de Iguatemi (MS), Títulos de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) para oito consórcios públicos municipais, incluindo o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), o qual o município de Paraí faz parte. Com o reconhecimento, os produtos registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal vinculados a estes consórcios podem ser comercializados em todo território nacional.

O reconhecimento destes consórcios beneficiará 26 municípios do Mato Grosso do Sul, 40 de Santa Catarina, 29 do Rio Grande do Sul, 30 do Paraná e 17 de Minas Gerais. Os consórcios que receberam os títulos são participantes do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios (Consim).

O SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

A ministra Tereza Cristina destacou que a adesão ao SISBI por meio dos consórcios possibilitará a inclusão da pequena agricultura, que muitas vezes não consegue ter acesso a esses sistemas. “Essa é uma pequena amostra do muito que pode ser feito neste setor. Temos oportunidades para esses produtos artesanais no mundo todo, mas é preciso ter qualidade e o selo de inspeção para mostrar que o produto foi inspecionado e é um produto de qualidade para todo o consumidor, tanto o interno quanto o externo”, disse a ministra.

O CISGA, foi o único consórcio a receber o certificado para todas as áreas de atuação: abatedouro frigorífico (carnes e derivados), entrepostos e unidades de beneficiamento (carnes e derivados, leite e derivados, mel e produtos apícolas, ovos e derivados, pescados e derivados.

Representaram o CISGA no evento, o Prefeito de Paraí e Vice-Presidente do CISGA, Oscar Dall’Agnol, o coordenador do projeto Consim, médico veterinário Cristiano Selbach da Silva de Bento Gonçalves, a médica veterinária Carla Batista do Nascimento de São Marcos e o Diretor Executivo do CISGA, Rudimar Caberlon.

Informações: CISGA

Fotos: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento