Escola Bom Conselho de Paraí divulga projeto na Expointer

Publicado em: 13/09/2011 00:00

O Programa Escola Ativa é um projeto do Governo Federal e está voltado para a melhoria da qualidade da educação básica no meio rural, através de uma prática libertadora e democrática. Um dos desafios deste programa é incentivar a permanência das famílias no campo, valorizando o seu trabalho e a sua produção.
Por isso, cada vez mais, enquanto escola, é preciso buscar através do  conhecimento, fortalecer e valorizar as ações do trabalho com a terra, para que estas continuem sendo ensinadas e reproduzidas na atualidade, fazendo a diferença para a melhoria de vida das pessoas. Com este intuito a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Bom Conselho, da comunidade Barra Seca de Paraí, apresentou seu projeto ¨Plantando Sabedoria Colhendo Saúde¨, na 34ª edição da Expointer em Esteio, durante os dias  03 e 04 de setembro.
Segundo a professora do educandário, Marilúcia Galvan, na oportunidade  foi apresentado o trabalho com a horta escolar e o pomar, onde os educandos participam desde o recolhimento das folhas e cascas de frutas para a compostagem, preparo da terra, plantio de mudas acompanhando o crescimento  das verduras e o aproveitamento das mesmas na merenda escolar. “Foram dois dias de suma importância para nós da Escola. Juntamente com a aluna Paola Morez Silvestri, pudemos representar a entidade e a cidade, apresentando o projeto e sendo elogiadas na colocação do mesmo, pois  repercutiu  na curiosidade de muitos em saber e conhecer  o projeto da nossa escola e o nosso trabalho, bem como  onde se localiza o município de Paraí e a  nossa comunidade escolar”, salientou a professora.
Já a diretora da Escola, Joanete Morez Silvestri, enfatizou a alegria de todos na realização de projetos que despertam e incentivam o gosto de comer alimentos saudáveis e de uma forma natural. “É tão gratificante esse resultado positivo, pois semeia a cultura de uma alimentação saudável em nossos alunos, desde cedo. Quero aproveitar e agradecer o empenho de todos alunos, pais, professoras, funcionárias, EMATER, Prefeitura Municipal de Paraí,  16ª Crê e as Professoras Margarete Ziero e Ana Paula Baggio da Secretaria de Educação do Estado, pelo empenho na realização deste evento.
O projeto ¨Plantando Sabedoria Colhendo Saúde”, realizado nas escolas paraienses conta com  a parceria da EMATER local e das nutricionistas do Município Aida Dall’Agnol Falcade  e Andréia Fochesatto.

Fotos: Expointer

Escola Minérios também adere ao Projeto
O Projeto Plantando Sabedoria, Colhendo Saúde continua sendo desenvolvido nas escolas. Dessa vez, a Escola Estadual Minérios, juntamente com as nutricionistas do município e a extensionista rural da ASCAR-EMATER-RS, construiu a composteira de tijolos. Os alunos receberam orientações sobre a compostagem, que dentre tantos benefícios, é um ótimo adubo para a horta da escola e das suas casas. Além disso, o processo de compostagem protege o meio ambiente, pois utiliza o lixo orgânico e assim reduz a poluição. Foi colocado também sobre a importância do consumo regular das hortaliças para a saúde e o bem-estar das pessoas. As crianças participaram na construção da composteira e ficaram muito atentas às explicações dadas. Essas iniciativas são de grande valia para a formação de cidadãos interessados em participar de projetos, preocupados com a sustentabilidade do planeta e dispostos a ajudar e conscientizar o próximo.