Dia Mundial da Alimentação é celebrado com lanche saudável

Publicado em: 18/10/2021 14:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Como atividade do Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, na última quinta-feira (14), alunos da EMEI Espaço do Aprender se deliciaram no lanche da tarde com "sanduíches saudáveis", com pão e recheio de frango, alface e tomate. Cada aluno pode optar pela inclusão ou não dos ingredientes do lanche.

A nutricionista Gabriela Nespolo, que atua nas escolas municipais, reforça a importância desta data. O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no 16 de outubro e, foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.

O tema deste ano, “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável”, destaca que a produção e o consumo de alimentos seguros trazem benefícios imediatos e de longo prazo para as pessoas, o planeta e a economia.

5 “Regras de ouro” para uma alimentação segura:

1.Higiene alimentar – O simples fato de uma superfície parecer limpa não quer dizer que ela de fato esteja isenta de microrganismos que possam contaminar os alimentos. Grande parte daqueles mais perigosos encontra-se no solo, na água, nos animais e nas pessoas. Eles são transportados de uma parte à outra pelas mãos ou por meio de utensílios, roupas, panos, esponjas e quaisquer outros objetos que não tenham sido lavados de maneira adequada. Um leve contato pode ser suficiente para contaminar os alimentos.

2.Separe alimentos crus e cozidos – Os alimentos crus, especialmente a carne, o frango e o pescado, podem conter microrganismos perigosos que se transferem facilmente para outros alimentos já cozidos ou prontos para o consumo, durante o preparo ou a conservação.

3.Cozinhe bem os alimentos – O cozimento correto mata quase todos os microrganismos perigosos. Estudos mostram que cozinhar os alimentos de forma que todas as partes alcancem 70ºC garante a sua segurança para o consumo. Alguns alimentos, como pedaços grandes de carne, frangos inteiros ou carne moída necessitam de um controle especial de cozimento. O reaquecimento adequado elimina microrganismos que possam ter se desenvolvido durante a conservação.

4.Mantenha os alimentos em temperaturas seguras – Alguns microrganismos podem se multiplicar muito depressa se os alimentos estiverem em temperatura ambiente. Mantendo a temperatura abaixo dos 5 ºC e acima dos 60 ºC, o crescimento microbiano é retardado ou mesmo evitado. Alguns microrganismos patogênicos multiplicam-se mesmo abaixo dos 5 ºC. Por isso é importante saber também como congelar os alimentos para conservar e consumir de maneira adequada.

5.Utilize água e matérias-primas seguras – As matérias-primas, incluindo a água e o gelo, podem conter microrganismos e componentes químicos prejudiciais à saúde. É necessário ter cuidado na seleção de produtos crus e tomar medidas preventivas para reduzir o risco, como lavá-los e descascá-los.

Preparar uma alimentação segura? Ninguém nasce sabendo!

O principal modo de contaminação se dá por falta de higiene dos manipuladores, principalmente pelo modo errado de lavar as mãos, e pela quantidade insuficiente de lavagens durante a jornada de trabalho e nas trocas de funções.

Outro aspecto importante é observar a saúde física – o manipulador de alimentos não pode apresentar ferimentos ou precisa cobri-los adequadamente, não pode trabalhar gripado, com diarreia, vômitos frequentes, dor abdominal ou qualquer outro indício que possa vir a contaminar o que ele produz. Além de estar em dia com seus exames obrigatórios para exercer tal função.

São tantos os fatores a serem avaliados, o que sugere que a observação de todos esses pontos vai exigir cada vez mais uma capacitação maior das pessoas, chegando até a influenciar e tornar-se um fator de decisão para aqueles que querem montar um negócio no ramo alimentar, e uma competência indispensável a ser desenvolvida e pensada na gestão das atividades nessa área.