Reunião microrregional da Consulta Popular acontece em Paraí

Publicado em: 02/09/2021 15:43 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Na quarta-feira (1º), foi realizada em Paraí uma reunião com representantes dos municípios do Corede Serra (Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra) da microrregião. Estiveram em Paraí representantes dos municípios de São Jorge, Guabiju, Nova Araçá, Nova Bassano, Veranópolis, Montauri, União da Serra, Vista Alegre do Prata, Protásio Alves, Cotiporã, Fagundes Varela e Vila Flores, com o objetivo de discutir os projetos onde serão aplicados os recursos da Consulta Popular.

Após a reunião, o grupo considera como prioridade a destinação de investimentos nas áreas do turismo e da agricultura familiar, buscando promover o desenvolvimento da microrregião, trazendo benefícios para todos os municípios.

Neste ano, serão destinados R$30 milhões para investimento em projetos de desenvolvimento regional. A verba será investida em projetos eleitos pela população.

Na edição deste ano, a Consulta Popular conta com uma novidade: por meio do aplicativo Colab, a população pode participar de forma digital, enviando ideias e propostas para o desenvolvimento da sua região, antes da votação. Para participar, o cidadão precisará baixar o aplicativo do Colab no Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS) e preencher o cadastro com seus dados.

Anualmente, o governo fixa o valor submetido à deliberação da população. A verba é distribuída entre as 28 regiões, conforme critérios como a população e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) de cada região.

A votação deste ano será realizada de 22 a 30 de novembro. Os resultados serão divulgados no dia 02 de dezembro.