Possível caso da variante Delta do coronavírus é identificado em Paraí

Publicado em: 06/08/2021 16:52 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Paraí recebeu nesta sexta-feira (06), um comunicado de alerta da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, para uma possível transmissão da variante Delta do coronavírus no município. Toda a semana, o Estado realiza um sequenciamento parcial de amostras, com o objetivo de identificar novas variantes do vírus. Neste sequenciamento, uma das amostras de Paraí analisadas pelo LACEN/ RS – Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, deu positiva para a variante Delta. O resultado é preliminar, e a amostra foi encaminhada para a análise da Fiocruz. O resultado oficial deve ser divulgado nos próximos dias.

Para a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Paludo, o comunicado acende mais uma vez o alerta na comunidade. “ O resultado ainda é preliminar, e teremos a confirmação ou não nos próximos dias. Mas, é importante que a população esteja atenta mais uma vez, pois a pandemia ainda não é passado. Temos a tendência de pensar que está acabando, quando os números nos boletins epidemiológicos começam a baixar, porém os cuidados ainda são necessários para a prevenção da saúde dos nossos munícipes e para evitarmos um novo pico da pandemia ali adiante”. Ana Paula também comenta a importância da vacinação. “Estamos avançando na vacinação contra a COVID-19, e mais uma vez faço o alerta a todos que já podem se vacinar, que procurem a Unidade Básica de Saúde nos dias em que as vacinas são aplicadas. Neste momento, devemos seguir atentos aos cuidados básicos, como o uso de máscara e distanciamento social, e também entender a importância da vacinação para o enfrentamento da pandemia”, afirma a secretária.

O caso identificado preliminarmente como da variante Delta em Paraí, segue em isolamento domiciliar e sendo monitorado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O paciente não possui histórico de viagem recente.

No final de julho, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a transmissão comunitária da variante Delta no Estado. Estudos apontam que a variante Delta do coronavírus é muito mais transmissível e tem maior probabilidade de evadir o sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo. Identificada primeiramente na Índia, a variante Delta se tornou a nova fonte de preocupação no combate à pandemia em diversos países. Ela está por trás de uma nova onda de infecções em Israel, Reino Unido, Estados Unidos e países asiáticos, como China e Indonésia.