Benefício conquistado para as pedreiras

Publicado em: 17/06/2021 13:36 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Cumprindo agenda em Porto Alegre, o prefeito Oscar Dall’Agnol ainda participou de audiência no 3º Comando do Exército, com o prefeito de Nova Prata Alcione Grazziotin, os vereadores Claudio Dilda e Gilmar Lovizon, e representantes do Sindicato da Indústria da Extração de Pedreiras de Nova Prata e Região, a bióloga Camila Turmina, o engenheiro de minas Edison Petter e o presidente Aldo Rui. No Comando do Exército, a comitiva foi recebida pelo Coronel Flávio, Coronel Marco, Tenente-Coronel Ziza, Ten. Tamires Alves, Ten. Luciana Viana, Major Serafini e Cap. Apulchro.

A pauta da reunião foi a busca pela liberação do uso de explosivos de emulsão encartuchada pelo CR (Certificado de Registro) do Sindicato, de forma que os associados do Sindicato possam fazer uso de explosivos do tipo dinamite, de forma legalizada e por intermédio do Sindicato.  Segundo Portaria do Exército de 2017, cada pedreira precisa ter o seu CR particular para fazer a compra destes explosivos, porém para obter o CR é preciso que o capital social da pedreira seja de R$200 mil, o que prejudica particularmente os pequenos mineradores.

A alternativa era o uso de um explosivo pirotécnico, que é mais cara e não produz o efeito desejado. “Foram quatro anos de luta para centralizarmos o CR e conquistarmos está liberação que vai beneficiar diretamente cerca de 140 pedreiras em 16 municípios da nossa região”, afirma o presidente do Sindicado, Aldo Rui.

Em Paraí, em torno de 40 pedreiras que são associadas ao Sindicato também serão beneficiadas pela conquista. “Estamos felizes de juntamente com o pessoal do Sindicado e Administração Municipal de Nova Prata, termos conquistado este avanço para as pedreiras do nosso município e da região. A ideia é auxiliar o pequeno minerador e garantir que ele tenha melhores condições de trabalho”, completa o prefeito Oscar.

Com o aceno positivo do 3º Comando do Exército, agora cabe ao Sindicato da Indústria da Extração de Pedreiras de Nova Prata e Região organizar a parte documental e formal para dar início ao procedimento.