Secretaria de Saúde divulga Relatório Quadrimestral da Gestão SUS

Publicado em: 14/06/2021 15:07 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social divulgou o Relatório Quadrimestral da Gestão SUS, que reúne os dados dos serviços realizados na Unidade Básica de Saúde nos primeiros quatros meses de 2021. Além das atividades ligadas ao monitoramento e enfretamento da pandemia em Paraí, a equipe de Saúde do Município esteve atuando nos serviços da saúde básica.

No primeiro quadrimestre, foram 4.233 atendimentos médicos realizados, entre clínico geral, ginecologista, pediatra, psiquiatra e ortopedista. Os dentistas da UBS estiveram atendendo no período somente casos de emergência, foram 64 atendimentos e 105 procedimentos. Toda equipe de odontologia esteve atuando no monitoramento dos pacientes confirmados para COVID-19.

A equipe de vigilância sanitária também esteve atuando no controle da pandemia. Foram 413 visitas realizadas em estabelecimentos do município para inspeções, auto de infração ou atendimento de denúncias, orientações e cumprimentos de decretos. Outra questão enfrentada pela equipe é a infestação do mosquito aedes aegypti no município. Foram mais de 3.900 visitas para levantamento de índice e tratamento da infestação nos imóveis locais e 428 visitas para a realização do LIRA (Levantamento Rápido de índice de Infestação por aedes). Além dos serviços de vigilância da qualidade da água para consumo humano incluindo as visitas aos poços artesianos e rede de distribuição para a coleta de água para análise, Vigilância Entomológica da Doença de Chagas e Programa de Controle do mosquito borrachudo.

Foram mais de 8 mil atendimentos realizados pela equipe da Farmácia da UBS, e 3.380 pessoas foram atendidas, sendo que no período mais de 652 mil medicamentos foram dispensados gratuitamente para a população, conforme prescrição médica.

Estão disponíveis na Unidade Básica de Saúde os atendimentos de clínico geral, ginecologista, pediatra, psiquiatra, traumato ortopedista, enfermagem, psicologia, odontologia, nutricionista fisioterapeuta, farmácia e agendamento de viagens para exames e consultas nos municípios de referência. Foram 309 viagens realizadas nos quatro primeiros meses de 2021 para os municípios de referência, garantindo o atendimento de 968 pessoas com os veículos da Secretaria de Saúde.

Confira o Relatório completo do 1º quadrimestre da Gestão SUS: