O Município de Paraí inscreveu a Escola Municipal Ensino Fundamental Mateus Dal Pozzo no projeto piloto “Robótica Espacial”, iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília – UNB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira.
Trata-se de um curso totalmente digital, de autoaprendizagem, que conta com o uso de uma plataforma pedagógica que oferece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica. A estrutura é de um game, que motiva e engaja os alunos, lançando desafios e pontuações. A plataforma usa simuladores que possibilitam aos alunos vivenciarem, de forma bem realista cada passo da aprendizagem. A missão dada aos alunos será a criação e montagem de um robô ROVER VEICULE, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte por meio da Agência Espacial Brasileira.
Durante as etapas do curso, os alunos passam por reforços didáticos, resumos simplificados, didáticas práticas, testes e avaliação progressiva. As aulas combinam teoria e prática simulando o uso de ferramentas e sistemas. Os alunos passam a conhecer o conceito de cada componente, montagem, interligação, configuração e programação, chegando até o robô finalizado.
A escola será o canal de distribuição das licenças aos alunos interessados e mais indicados para participarem. O professor não precisa entender de robótica, no entanto acompanhará o desenvolvimento das atividades.