Jovem produz hortaliças orgânicas em Paraí

Jovem produz hortaliças orgânicas em Paraí


Publicado em: 09/02/2021 11:27

Whatsapp

 

Há pouco mais de dois anos, um jovem paraiense retornou para a propriedade dos seus pais com o objetivo de dar início na produção de verduras, legumes e temperos de forma orgânica, ou seja, sem a aplicação de agrotóxicos e adubos químicos.

Foi assim que nasceu a Robito Saladas, uma iniciativa do técnico em agronegócio Robson Richetti, que atua com os pais na propriedade da família com pouco mais de 11 hectares, localizada na comunidade Santa Maria Goretti.

Em quatro hortas espalhadas pela propriedade, Robson cultiva em média 12 mil pés de hortaliças, das mais variadas espécies. São verduras, legumes e temperos, que são comercializados na propriedade ou na feira que ele faz todos os sábados na Praça Matriz de Paraí. Antes do meio dia, Robson retorna para casa com todas as caixas vazias. “O que sempre sai mais é a alface, mas conseguimos vender tudo o que levamos. Esses dias mesmo, uma pessoa comprou somente as beterrabas, e logo após outra chegou procurando apenas as folhas da beterraba, ou seja, tudo pode ser aproveitado”, explica Robson.

Neste período, cerca de 25 variedades estão sendo cultivadas na propriedade, como variedades de alface, radicci, tomate, rabanete, cenoura, berinjela, temperos, moranga, etc. Como a produção orgânica respeita a natureza e o ciclo das variedades, sempre são produzidas no local as hortaliças da estação.

Para a manutenção das atividades da propriedade, que além das hortas, o que inclui a criação de suínos, gado leiteiro e lavoura, a família Richetti também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Emater de Paraí.

A iniciativa do Robson, além de não causar agressões ao meio ambiente, também encontrou espaço no mercado local e se destaca pelo fato de as pessoas estarem buscando alimentos que proporcionam saúde e qualidade de vida. "As pessoas estão buscando alimentos mais saudáveis e mais naturais, como a gente fala, então acredito que sempre haverá mercado. O meu objetivo é expandir as atividades conforme a demanda for crescendo. Aumento uma horta aqui, e ali, conforme for necessário", finaliza. 


Leia também

Desenvolvimento Econômico, Social e Desporto

Reunião microrregional da Consulta Popular acontece em Paraí

02/09/2021 15:43

Desenvolvimento Econômico, Social e Desporto

A partir de setembro Departamento de Engenharia recebe apenas processos digitais

31/08/2021 10:41

Administração Municipal

Prefeito participa do I Fórum dos prefeitos da AMESNE

23/08/2021 10:57