Saúde mantém cuidados permanentes no controle ao mosquito aedes aegypti

Saúde mantém cuidados permanentes no controle ao mosquito aedes aegypti


Publicado em: 04/02/2021 13:40 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Whatsapp

 

 

O município de Paraí é considerado infestado pelo mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e do zika vírus, e por isso realiza serviços constantes no combate a proliferação do mosquito, através das equipes de vigilância em saúde.

Em média a cada dois meses, os agentes de endemias visitam todas as residências do município, vistoriando os pátios, as cisternas e passando orientações aos moradores. Segundo os próprios agentes, os principais focos do mosquito são concentrados nas cisternas ou reservatórios de água da chuva. Muitos dos moradores possuem tampa e tela de proteção nas cisternas, o que parece não impedir os mosquitos de ocupar o local como um ambiente de proliferação. A orientação é para que seja aplicado cloro na água das cisternas, reservatórios ou piscinas, por exemplo, para garantir que o mosquito não deposite os seus ovos no local. A água das cisternas deve ser mantida permanentemente tratada com cloro.

Quando os agentes encontram mosquitos ou larvas do aedes, os moradores são comunicados. Em casos recorrentes, quando a situação persiste, o morador é notificado podendo posteriormente ser autuado. No caso das cisternas, por exemplo, quando localizadas as larvas, o agente aplica um produto larvicida, encaminhado pelo Estado. O produto elimina apenas as larvas do mosquito, ou seja, não elimina os mosquitos adultos.

Neste período de calor e chuvas intensas a tendência é que a quantidade de mosquitos aumente, por isso é importante que todos estejam atentos. O ponto principal é evitar o acúmulo de água parada, seja na cisterna, na piscina, na calha, nos ralos, nos vasos de plantas ou até mesmo no lixo jogado de maneira indevida em qualquer local. Somente com a colaboração de todos, o problema pode ser superado.  

Em caso de dúvidas ou denúncias, entre em contato com a vigilância sanitária na Unidade Básica de Saúde, pelo telefone 3477-2005.


Leia também

Administração Municipal

Paraí decreta situação de emergência por conta da estiagem

24/01/2022 17:14

Administração Municipal

Paraí lança o aplicativo Cidades Digitais

30/12/2021 18:00

Agricultura e Meio Ambiente

Primeira produção comercial de maçã é colhida em Paraí

28/12/2021 16:00

Administração Municipal

CTG Rodeio da Amizade realiza o maior Rodeio de Paraí

14/12/2021 10:00

Desenvolvimento Econômico, Social e Desporto

Palmeirinha vence o Campeonato Municipal de Futebol de Campo

13/12/2021 10:00