Município avança na solução para as cirurgias de alta complexidade

Publicado em: 31/05/2019 14:39 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Município avança na solução para as cirurgias de alta complexidade

Assinatura de termo de compromisso visa a retomada das cirurgias eletivas de alta complexidade para 34 municípios da região, incluindo Paraí

Na quinta-feira (30), o prefeito Gilberto Zanotto e, a secretária de Saúde e Assistência Social, Camila Trevizan, estiveram em Bento Gonçalves, onde participaram da assinatura de um termo de compromisso que possibilita a retomada das cirurgias eletivas de alta complexidade em traumato-ortopedia para pacientes de Paraí e outras 33 cidades da serra gaúcha.

O encontro, realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves, que contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, foi o resultado de uma articulação da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), com apoio da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul), que resultou na assinatura de um documento que oficializa um acordo para que o Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha, torne-se referência em atendimento para os municípios das microrregiões Vinhedos/Basalto e Uva/Vale.

O acordo prevê a realização de 264 cirurgias por ano em Farroupilha, sendo 182 eletivas e 82 de urgência emergência. Para a conclusão do processo, o Hospital Beneficente São Carlos ainda precisa realizar o credenciamento junto ao Ministério da Saúde para a realização de procedimentos com recursos federais, estaduais e municipais.

Segundo levantamento da Amesne, cerca de 3 mil pacientes aguardam por procedimentos deste tipo na região. Embora seja referência para os 49 municípios que compõem a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, o Hospital Pompéia, de Caxias do Sul não tem dado conta da demanda, deixando de realizar as cirurgias eletivas para 34 municípios da região, incluindo Paraí. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, no momento, cerca de 25 pacientes aguardam pela realização de cirurgias de alta complexidade em traumato-ortopedia em Paraí.