Paraí passara a contar com sistema de videomonitoramento

Publicado em: 18/02/2019 16:42

A Prefeitura de Parai já adquiriu as quatro câmeras que vão fazer parte do sistema de videomonitoramento do município. De acordo com o prefeito Gilberto Zanotto, o sistema deve entrar em funcionamento nos próximos 40 dias.

Os equipamentos foram adquiridos através do Pregão Eletrônico n° 09/2018, realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha, o Cisga, do qual Paraí passou a fazer parte em 2018. A Administração Municipal investiu na compra das quatro câmeras e um servidor para o gerenciamento e armazenamento das imagens, o valor de R$95.118,00.

A central de monitoramento dessas imagens será implantada na cidade de Bento Gonçalves, onde profissionais estarão acompanhando as imagens dos municípios participantes, gerando o cercamento eletrônico da região. Em Paraí, as quatro câmeras, a princípio, serão instaladas nos pontos de acesso ao município, RS 438, saída para São Domingos do Sul, saída para Guabiju e São Jorge e na área central, onde encontra-se o prédio da prefeitura e proximidades das agências bancárias. O servidor no município, será instalado em um dos prédios da Polícia Civil ou Brigada Militar, garantindo que o patrulhamento local também possa utilizar-se das imagens. O servidor tem capacidade de suportar até 16 câmeras, garantido a expansão gradual do sistema. “Nossa intenção com isso, foi assegurar que futuramente um novo investimento em servidor seja feito. Assim, este já terá capacidade para ampliação do sistema, caso haja necessidade”, pontua Zanotto.

O vice-prefeito de Parai, Ijair Pian, que está interinamente no cargo de prefeito, devido às férias de Zanotto, também destacou a importância do videomonitoramento para a cidade. “Será um importante aliado da segurança pública, trará mais tranquilidade ao nosso comércio, à nossa população”.