Plantando Sabedoria, Colhendo Saúde começa a dar resultado nas escolas

Publicado em: 22/08/2011 00:00

O Projeto Plantando Sabedoria, Colhendo Saúde aplicado nas Escolas de Paraí já está rendendo bons resultados. As hortas das escolas municipais Espaço do Aprender e São Lucas já estão começando a dar frutos. Já foram colhidas hortaliças – alface e radicci -  para serem consumidas pelos alunos. Além disso, o padrão de controle de pragas sem agrotóxicos, plantando-se temperos ao redor e diversas espécies de hortaliças no centro dos canteiros, deu muito certo e as mesmas se desenvolveram de forma bem sadia.
Na horta da Escola Espaço do Aprender foi colocada a compostagem pronta para adubar. Segundo as nutricionistas Andréia Fochesatto e Aida Dall’Agnol salientam que esse processo contribuiu ainda mais para o crescimento das hortaliças. “A experiência da horta é uma forma de educação dinâmica que mostra às crianças a importância de cultivar verduras e legumes e consumi-las para ter uma saúde de ferro. Além disso, as práticas de cultivo sustentáveis enfatizam o cuidado que se deve ter com o meio ambiente”, destacaram as profissionais.
Além das escolas citadas acima, o Projeto foi implantado, nos dias 15 e 16 de agosto, no Colégio Divino Mestre com o plantio de hortaliças nos canteiros da horta. A nutricionista Andréia Focchesatto e a vice-diretora do turno da tarde Gissela Rizzotto, juntamente com os alunos e professores do pré ao quinto ano fizeram o plantio das mudas.
Segundo Andréia, foi “seguido o mesmo esquema de controle de pragas, de maneira a evitar o uso de agrotóxicos, pois os insetos se confundem com os vários cheiros e cores presentes na horta”. Os canteiros foram adubados previamente com dejetos de ovelha curtidos. Já a nutricionista Aida frisou a importância do contato das crianças com o manejo do solo e das hortaliças para um pleno desenvolvimento físico e psíquico.