Secretaria do Meio Ambiente recolhe mais de cinco toneladas de lixo eletrônico

Publicado em: 18/12/2017 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Televisores, computadores, geladeiras entre outros tantos materiais formaram a grande massa de lixo eletrônico descartado pelos paraienses durante a sexta-feira (15). Por volta das 9h45min o caminhão da empresa Ambe, de Caxias do Sul, estacionou na Praça Matriz e começou a recolher os eletrodomésticos e materiais eletrônicos trazidos pela população.

Antes das 16h, o caminhão da empresa, com capacidade para transportar três toneladas de lixo eletrônico, já estava lotado. A primeira parte do material recolhido foi levado na sexta para a sede da empresa, em Caxias do Sul. O restante, cerca de mais três toneladas, foi armazenado em local adequado e será encaminhado para a Ambe até quarta-feira (20).

O volume de recolhimento foi quase o dobro da primeira atividade, ocorrida em junho. Na ocasião, foram recolhidas aproximadamente 2,5 toneladas de lixo eletrônico, o que equivale a um caminhão.

Na sede da Ambe, o material coletado será separado e enviado para reciclagem. Cada um dos componentes será reaproveitado de maneira diferente. O descarte correto do lixo eletrônico é fundamental para preservação ambiental. A maioria dos equipamentos eletrônicos possui metais pesados, que quando em contato com o solo contaminam o lençol freático, contaminando a água.

Veja mais fotos do recolhimento aqui.