Projeto Vigilantes Mirins começa uma nova etapa

Publicado em: 27/10/2017 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Após conhecerem o funcionamento de um supermercado e de uma agroindústria, os estudantes do 5º ano da Escola Mateus Dal Pozzo começaram a aprender sobre o descarte do lixo. A primeira atividade, que faz parte do projeto Vigilantes Mirins, foi uma palestra feita pela coordenadora administrativa da empresa Eco Verde, Keli Cristina Dacosta.

Keli esteve na escola nesta quinta-feira (26) nos turnos da manhã e da tarde, e explicou aos alunos os procedimentos adotados na coleta de lixo. Ela também ressaltou a importância do descarte correto dos materiais na coleta seletiva, para que o maior volume possível de resíduos sem prejuízos ao meio ambiente. A Eco Verde é a empresa responsável pelo recolhimento de lixo em Paraí.

Durante a palestra Keli ressaltou o fato de o município ainda ter pouca coleta seletiva. De acordo com o levantamento, no mês de agosto das 72,4 mil toneladas de lixo recolhido na cidade, apenas 16,5 mil toneladas foram enviadas à coleta seletiva. Em setembro, foram 92 mil toneladas de lixo recolhido, destas 24,96 mil tiveram como destino a coleta seletiva.

Além da palestra desta quinta, os alunos também vão conhecer as instalações da empresa Planeta na próxima terça-feira (31). A Planeta é quem faz a triagem e o trabalho de aterro sanitário ao município.

A proposta do projeto Vigilantes Mirins é que os pré-adolescentes, com idades entre 10 e 12 anos, conheçam os processos de vigilância do município sempre em duas etapas. A primeira teórica, com palestras, e a segunda na prática com visitas aos estabelecimentos. Para novembro serão abordados a captação de água e o reaproveitamento de alimentos.