Semana será de combate ao mosquito Aedes aegypti em Paraí

Publicado em: 23/10/2017 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde de Paraí, vai intensificar nesta semana os alertas para o combate do mosquito Aedes aegypti, conhecido como o transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zica vírus.

O principal alvo são pontos estratégicos do município, como o cemitério e borracharias, além de fiscalização no Parque Municipal de Eventos. A ideia é montar armadilhas e eliminar focos do mosquito nestes locais.

Além disso, ao longo da semana também ocorrem as vistorias nas escolas, nas quais os alunos e professores procuram e acabam com as larvas e eliminam recipientes com água parada. O objetivo é mobilizar setores como saúde, educação, assistência social e sociedade em geral para reforçar os cuidados no combate do mosquito.

Um dos motivos para a mobilização é a proximidade do verão, já que o mosquito se reproduz em temperaturas mais quentes. A participação e conscientização de toda a população para evitar que ele se prolifere. Abaixo alguns dos cuidados mais importantes para evitar os focos do Aedes.
 - Manter caixas d`água sempre bem fechadas;

- Cisternas para captação da água da chuva devem ser mantidas bem fechadas e com ladrão telado. A água de captação da chuva deve ser tratada com cloro;

- A água de piscinas deve ser mantida tratada. Caso esteja em desuso a piscina deve estar coberta;

- Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo;

- Não acumular água nos pratos dos vasos de plantas. Encha-os com areia.
- Guardar pneus velhos em local coberto;

- Remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas;

.- Não deixar a água da chuva acumular sobre a laje;

- Limpar com escovação os bebedouros de animais;

- Colocar o lixo em sacos plásticos e lixeiras bem fechadas. Respeite os dias e horários de coleta.