Auto cuidado será o tema de encontro que marca Outubro Rosa em Paraí

Publicado em: 06/10/2017 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre mulheres no Brasil e no mundo, e também um das que mais matam. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que em 2016 o país teve 57,9 mil novos casos da doença.

Apesar do grande número de casos, o diagnóstico precoce pode garantir a cura da doença. É para chamar atenção à necessidade da prevenção que Secretaria Municipal da Saúde de Paraí realiza no dia 26 o Chá das Mulheres, que ocorre no Centro de Convivência do Idoso.

O evento consiste em uma roda de conversa entre mulheres para falar sobre o auto cuidado, esclarecimento de dúvidas e espiritualidade. Durante o encontro, a equipe da secretaria vai esclarecer questões e chamar atenção para necessidade de as mulheres realizarem a mamografia, exame mais eficaz na detecção de tumores.

Além dos cuidados em relação ao câncer de mama, também serão abordadas a importância de realização periódica do exame preventivo do colo do útero. De acordo com o Inca, o tumor de colo do útero atingiu 16,3 mil pessoas em todo país no ano passado.

Mamografia e exame do colo

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a mamografia gratuita para mulheres com idades entre 50 a 69 anos. Elas precisam apenas passar pela avaliação médica para serem encaminhadas ao exame.

Para incentivar a prevenção, durante o mês de outubro o exame estará disponível para mulheres de todas as idades. Para ter acesso ao exame, as moradoras de Paraí devem se deslocar até a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde passarão pela avaliação de um ginecologista.

Caso o médico considere necessário, a paciente será encaminhada para a mamografia. Esta será agendada pela UBS. Para encaminhar as pacientes para o exame será levado em conta fatores como o histórico da paciente e fatores de risco.

Durante o mês também serão intensificados os exames preventivos do colo de útero. A orientação é que todas as mulheres que iniciaram a vida sexual façam este exame regularmente, pois ele é um dos mais eficazes na prevenção ao câncer.

Auto exame da mama

A mamografia é o exame mais detalhado para descobrir tumores na mama. Porém, as mulheres podem detectar alguma mudança no corpo através do auto exame da mama. Veja a seguir os passos para fazer o teste.

Em frente ao espelho:

Posicione-se em frente ao espelho;

Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;

Coloque as mãos na cintura fazendo força;

Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;

Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

Em pé (pode ser durante o banho)

Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;

Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;

Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;

Sinta a mama;

Faça movimentos circulares, de cima para baixo;

Repita os movimentos na outra mama.

Deitada

Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;

Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;

Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);

Depois apalpe as axilas;

Inverta o procedimento para a mama esquerda.

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia para avaliar corretamente.