NAAB auxilia no tratamento de pessoas em sofrimento psíquico

Publicado em: 03/08/2017 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

O NAAB (Núcleo de Apoio a Atenção Básica) é um programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que funciona em Paraí como parte do sistema de saúde, e oferece o apoio ao tratamento em saúde mental, tanto a pacientes, quanto às famílias, assim como também as equipes envolvidas no tratamento.
O objetivo do NAAB é realizar encontros sistemáticos, contribuir para a manutenção do vínculo entre os pacientes e as próprias famílias, elaborar projetos terapêuticos que promovam atividades ocupacionais para os pacientes e seus familiares e construir junto com a equipe de saúde do município ações de promoção à saúde e de atenção psicossocial, para pessoas com histórico abusivo de álcool e outras drogas.
A coordenadora do NAAB, Augusta Mognon, afirma que, além de apoiar os profissionais da saúde também realizam atendimentos domiciliares e auxiliam em encaminhamentos médicos e clínicos.
Nas terças-feiras de tarde é realizado o encontro com o grupo Pratique Saúde – Hiperdia, que atende hipertenso e diabéticos. Para participar do grupo basta a pessoa ter sido diagnosticada com algumas das doenças. Alguns são encaminhados para o grupo pelos médicos e equipe da UBS, mas se houver o interesse em participar basta o paciente procurar a coordenação da NAAB que fica junto a UBS. O grupo Hiperdia recebe o atendimento de uma fisioterapeuta nos encontros semanais, além de uma palestra mensal com algum profissional da UBS, como nutricionista e dentista.
Nas quartas-feiras de manhã é realizado o encontro do grupo Amor Exigente que atende os familiares de alcóolatras e dependentes químicos. “São realizadas orações e são abordados vários temas que auxiliam as famílias a passarem por este processo que é bem difícil”, relata a coordenadora Augusta.
 Na parte da tarde é realizada a oficina terapêutica Arte de Ser Feliz que atende mulheres diagnosticadas com casos de depressão grave. “Nesta oficina trabalhamos o artesanato, atividades físicas e momentos de reflexão. Além destas atividades o NAAB também é responsável por realizar os encaminhamentos médicos e psicológicos e realizar em acompanhamento rigoroso de cada caso”, afirma a coordenadora.
Nas sextas-feiras de manhã o Grupo Reviver atende homens alcoólatras, dependentes químicos ou depressivos. A coordenadora Augusta diz que normalmente é mais difícil realizar o atendimento de homens porque na maioria das vezes eles tem vergonha de admitir o problema.
Segundo Augusta, “os homens que fazem parte do Grupo Reviver recebem o acompanhamento de uma educadora física que ensina técnicas de alongamento e relaxamento. No momento eles estão produzindo um tapete e enquanto eles produzem a gente vai conversando com eles sobre temas como as recaídas, o quanto é preciso ser persistente e corajoso para enfrentar esse momento”.
Para ocupar o horário livre das quintas-feiras, está sendo organizado um grupo de apoio aos pacientes oncológicos. A divulgação do grupo já está sendo realizada pelas agentes de saúde do município. A princípio, os encontros do grupo serão realizados a cada 15 dias, onde serão realizados os acompanhamentos psicológicos, médico e nutricional.
Ainda conforme a coordenadora do NAAB, os grupos são importantes para despertar nos pacientes e nas famílias a gravidade das doenças que causam o sofrimento psíquico e a dependência química. “Os pacientes muitas vezes relatam a indiferença dos familiares e das demais pessoas da sociedade com a sua doença. A depressão por exemplo, as vezes é vista como uma falta de vontade do próprio paciente em se ajudar. Alguns pacientes chegam a afirmar que se tivessem outra doença ela seria percebida pela família, de uma forma que a depressão não é”, relata Augusta.
Para mais informações ou solicitar o apoio do NABB basta entrar em contato com a coordenadora Augusta Mognon, ou com a equipe da Unidade Básica de Saúde de Paraí, pelo telefone 3477-2005.