O primeiro Festival do Leitão foi realizado em 22 de agosto de 1982, no Povoado Palmeirinha. A ideia do Festival do Leitão surgiu no ano anterior, em 1981, quando o interventor do Município, Antônio Octávio Dall Agnol, participava de um almoço realizado na Sociedade Recreativa e Cultural Palmeiras, com carne de porco assada. Naquele período, os criadores de suínos da região enfrentavam uma forte crise, em que a carne de porco não obtinha espaço no mercado. Além de Antônio Octávio Dall Agnol, o evento foi idealizado por Arnaldo Pegoraro e mais 37 sócios do Povoado Palmeirinha.
Nos anos seguintes o evento passou a fazer parte das comemorações da semana do Município, sendo realizado sempre na primeira ou segunda semana do mês de julho. Por muitos anos, o Festival do Leitão foi organizado pela Sociedade Recreativa e Cultural Palmeiras, na sede da comunidade, com o apoio da Prefeitura de Paraí. Devido ao sucesso alcançado pelo Festival em nível estadual, no ano de 1986 ele passou a ser realizado no Salão Paroquial, no centro de Paraí.
A partir de 2015, o Festival do Leitão passou a ser organizado pela ASPAR (Associação de Suinocultores de Paraí e região).
Pratos típicos servidos no Festival do Leitão:
- Leitão no Rolete;
- Pernil e costela suína assados na brasa;
- Leitão assado no forno;
- Coração, rim e salsichão suínos;
- Queijo de porco;
- Morcela ou morcilha;
- Radichi com toucinho;
- Torresmo;
- Polenta;
- Saladas diversas;
- Vinho e graspa.