Horário de funcionamento: Seg à Sex - 08h às 11h:30 e 13h:30 às 17h

Festival do Leitão

Festival do Leitão

O primeiro Festival do Leitão foi realizado em 22 de agosto de 1982, no Povoado Palmeirinha. A ideia do Festival do Leitão surgiu no ano anterior, em 1981, quando o interventor do Município, Antônio Octávio Dall Agnol, participava de um almoço realizado na Sociedade Recreativa e Cultural Palmeiras, com carne de porco assada. Naquele período, os criadores de suínos da região enfrentavam uma forte crise, em que a carne de porco não obtinha espaço no mercado. Além de Antônio Octávio Dall Agnol, o evento foi idealizado por Arnaldo Pegoraro e mais 37 sócios do Povoado Palmeirinha.

Nos anos seguintes o evento passou a fazer parte das comemorações da semana do Município, sendo realizado sempre na primeira ou segunda semana do mês de julho. Por muitos anos, o Festival do Leitão foi organizado pela Sociedade Recreativa e Cultural Palmeiras, na sede da comunidade, com o apoio da Prefeitura de Paraí. Devido ao sucesso alcançado pelo Festival em nível estadual, no ano de 1986 ele passou a ser realizado no Salão Paroquial, no centro de Paraí.

A partir de 2015, o Festival do Leitão passou a ser organizado pela ASPAR (Associação de Suinocultores de Paraí e região).

Pratos típicos servidos no Festival do Leitão:

- Leitão no Rolete;

- Pernil e costela suína assados na brasa;

- Leitão assado no forno;

- Coração, rim e salsichão suínos;

- Queijo de porco;

- Morcela ou morcilha;

- Radichi com toucinho;

- Torresmo;

- Polenta;

- Saladas diversas;

- Vinho e graspa.

Localização


Voltar