Na última semana, no dia 19 de abril, o prefeito Oscar Dall’Agnol, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Desporto Silvio Zolet, e representantes da empresa Cittá, participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que aconteceu na sede do Sistema Fecomércio RS, em Porto Alegre. O prêmio reconhece os mais bem-sucedidos projetos de gestão e boas práticas públicas no Estado.
Em sua 11ª edição, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu a inscrição de 105 projetos, dos quais 90 foram habilitados em oito categorias: Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Compras Governamentais; Desburocratização; Inovação e Sustentabilidade; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Empreendedorismo na Escola; Sala do Empreendedor e Cidade Empreendedora. Os projetos passaram por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e órgãos de controle. Os oito projetos vencedores vão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional da iniciativa, que ocorrerá em maio, em Brasília.
Paraí foi um dos finalistas da 11ª edição do Prêmio Sebrae, na categoria Desburocratização com o projeto “Cidades Digitais”, concorrendo com os municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Rio Grande, sendo este o vencedor da categoria com o projeto “Rio Grande Bem Mais Simples”.
O “Cidades Digitais”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Desporto, deu origem ao aplicativo que leva o mesmo nome, desenvolvido pela empresa Cittá. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente por toda a população em smartphones de sistema Android e iOS, além de ser acessado no endereço parai.cidadesdigitais.com.br. Através dele, quase 30 serviços da Administração Pública já podem ser solicitados on-line, como: protocolo de documentos, IPTU Digital, Licenças Ambientais e encaminhamentos ao Departamento de Engenharia, por exemplo. Possibilitando o acesso digital aos serviços, o Município de Paraí busca, além de facilitar o acesso aos serviços públicos aos cidadãos, também diminuir custos e a burocracia, agilizando os atendimentos.