Município dá início às cirurgias eletivas de alta complexidade

Município dá início às cirurgias eletivas de alta complexidade


Publicado em: 13/10/2021 16:50 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Whatsapp

 

Nesta quarta-feira, dia 13 de outubro, foi realizada a primeira cirurgia eletiva de alta complexidade em traumatologia e ortopedia adquirida pelo Município de Paraí. A cirurgia foi realizada no Hospital São Carlos, da cidade de Farroupilha, onde os demais procedimentos de prótese de joelho e quadril devem ser realizados.

O Município de Paraí conta com uma lista de espera de 36 pacientes, que aguardam por uma cirurgia eletiva de alta complexidade em traumatologia e ortopedia, sendo que apenas três procedimentos são realizados por ano via SUS – Sistema Único de Saúde. Para atender a demanda e buscar zerar a lista de espera por cirurgias, o Município empenhou o valor de R$250 mil para a realização dos procedimentos de prótese de joelho e quadril.

“Não temos como definir o número exato de cirurgias que serão feitas ainda neste ano, porque o Hospital São Carlos atende ainda outros municípios, mas já estamos encaminhando todos os pacientes que precisam de cirurgia de joelho ou de quadril para que realizem as consultas com os especialistas. Das três cirurgias via SUS, duas já foram feitas e, a terceira está encaminhada e aguardando avaliação do anestesista”, informa a secretária de Saúde e Assistência Social, Ana Paula Paludo. No próximo ano a Secretaria Municipal de Saúde projeta atender também as cirurgias de coluna.

O prefeito Oscar Dall’Agnol comemora a retomada dos procedimentos. “Um dos nossos compromissos era de garantir a realização das cirurgias de alta complexidade para estes pacientes que estão aguardando na fila de espera. Com apenas três procedimentos por ano via SUS, é impossível zerar a lista de espera. Por isso, o Município viabilizou junto do Hospital São Carlos a realização destes procedimentos, neste primeiro momento, de prótese de joelho e quadril. Esperamos, o mais breve possível, atender toda essa demanda represada”.


Leia também

Desenvolvimento Econômico, Social e Desporto

Inauguração da Iluminação do Campo Municipal

18/03/2024 16:02

Administração Municipal

Paraí é contemplado no Programa Pavimenta RS

18/03/2024 13:43

Administração Municipal

Informativo Municipal de 2023

08/03/2024 14:54

Saúde e Assistência Social

Caso de Dengue é confirmado em Paraí

23/02/2024 16:00