Medicamentos são encontrados no lixo em

Publicado em: 27/06/2011 00:00

No último dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde, recebeu de um funcionário da empresa RS Reciclagem, medicamentos que foram encontrados no lixo. Os mesmos estavam acondicionados numa sacola plástica e conforme lote, foram retirados na Farmácia da Unidade Básica de Saúde.
Segundo a Secretária de Saúde Catiane Richetti Trevizan, os comprimidos possuem validade até o mês de abril do ano de 2012. “O fato nos entristeceu demais, pois a Secretaria de Saúde procura manter toda a medicação básica que é de sua responsabilidade, bem como demais medicamentos, solicitados pela população e isso representa descaso”.
A Secretaria também tem feito campanhas de orientação, como na última Feira de Saúde, onde ficou um espaço específico para coleta de medicamentos, tanto os que não são mais utilizados e possuem validade, para reaproveitamento, quanto os que estão vencidos para que sejam descartados corretamente. “Em hipótese nenhuma os medicamentos, mesmo que vencidos, podem ser descartados no lixo comum”, salientou Catiane.
            Segundo a equipe da empresa RS Reciclagem pe comum encontrar materiais perfuro-cortantes no lixo comum, o que além de contaminar o meio ambiente, pode causar danos irreversíveis aos trabalhadores que recolhem o lixo diariamente. Além desses trabalhadores, o risco se estende as pessoas e crianças que transitam pelas ruas, pois antes de ir para a empresa, o mesmo é jogado na rua.
A Vigilância Sanitária também tem orientado todos os estabelecimentos de saúde quanto ao descarte correto dos materiais e os mesmos podem ser entregues junto ao Hospital Nossa Senhora Aparecida, onde uma empresa regularmente faz a coleta.  Quanto aos medicamentos podem ser entregues na Farmácia da Unidade Básica, tanto os vencidos, quanto os que ainda possuem prazo de validade e porventura o paciente não utiliza mais.
“Nos preocupamos em frisar para a população que a conscientização, o cuidado e a preservação dependem de cada um de nós”, finalizou a Secretária.