Paraí realiza campanha de combate ao Borrachudo

Publicado em: 21/11/2011 00:00

As Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde e Obras estão realizando a Campanha de Combate ao Borrachudo 2011 no Município de Paraí. Os Borrachudos são sugadores de sangue, por isso podem transmitir doenças para homens e animais, algumas espécies servem de veiculadores da oncocercose – doença que causa tumores na pele e em contato com os olhos pode causar cegueira parcial ou total.
A preocupação constante das secretarias, juntamente com a Administração Municipal, é o crescente aumento do Borrachudo, pois o mesmo ocorre em função do desequilíbrio ambiental proporcionado pelo despejo de lixo e dejetos de animais em rios e riachos. Todas as comunidades receberam as orientações e a limpeza dos arroios deve ser realizada até o dia 24 de novembro. O tratamento será realizado em três etapas, logo após a limpeza. As aplicações estão previstas para os dias 26 de novembro, 10 e 24 de dezembro.
Sugestões importantes: Manter pocilgas e estábulos longe dos rios evitando a contaminação com os dejetos; Evitar o desmatamento e replantar trechos destruídos, preservando os inimigos naturais do borrachudo impedindo seu deslocamento; Evitar a pesca e a caça para não matar os predadores dos borrachudos; Em qualquer situação o lixo deve ter destino correto.