Mais de mil horas foram dedicadas à produção de silagem em Paraí

Publicado em: 28/05/2021 16:38 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Nestes cinco primeiros meses de 2021 a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente disponibilizou mais de mil horas de máquina para a produção de silagem. Ao todo, são mais de 250 atendimentos em propriedades rurais do município para a produção de silagem de milho, e mais recentemente também de sorgo. “Em algumas propriedades a colheita chega a ser feita em duas, até três ocasiões diferentes, por conta do desenvolvimento diferente das plantas conforme o período em que a lavoura foi semeada, contabilizando então mais do que um atendimento na mesma propriedade”, explica a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Rejane Mezzomo Bresolin.

Para a produção da silagem de milho, a Secretaria trabalha com os tratores do município, tratores terceirizados e também com a terceirização dos serviços de uma colhedora de foragem auto propelida. A colhedora de foragem auto propelida consegue cortar até cinco fileiras de milho além de garantir uma melhor qualidade no corte e na quebradura dos grãos. “A combinação de maquinários mais eficientes garante agilidade na colheita. A colhedora, por exemplo, leva menos tempo para colher uma determinada área, o que garante mais agilidade na safra como um todo”, afirma a secretária.

Segundo a Emater/Ascar, pelo menos dois mil hectares de milho foram cultivados para a produção de silagem em cerca de 180 propriedades rurais de Paraí. A produção média foi de 55 toneladas de silagem por hectare cultivado.

A maior parte da produção da silagem de milho está finalizada, restando poucos atendimentos. Agora, a Secretaria está com uma demanda maior de maquinário na produção da silagem de sorgo e na preparação das lavouras para as cultivares de inverno, realizando serviços de grade e espalhamento de esterco. A produção de silagem é retomada com mais intensidade em meados de setembro, quando é realizada a produção de silagem de trigo e de aveia. A silagem é um dos principais alimentos utilizados na produção de bovinos.

Os serviços devem ser solicitados na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Prefeitura Municipal.